Educação Municipal de Palmas normatiza procedimentos para ensino remoto durante período de pandemia
O Plano Educacional Emergencial 2020 deve vigorar na rede municipal de ensino enquanto durar a pandemia de coronavírus (Covid-19)
A Secretaria Municipal de Educação
(Semed) publicou nesta quinta-feira, 04, no Diário Oficial do Município, a
aprovação da Instrução Normativa 001/2020, que dispõe sobre os procedimentos
relativos ao Plano Educacional Emergencial 2020 que deve vigorar na rede
municipal de ensino enquanto durar a pandemia de coronavírus (Covid-19).
O plano será coordenado pela Semed de forma que seja cumprida a carga horária
mínima prevista em lei, uma vez aprovada a plataforma ‘Palmas Home School’ como
meio remoto para desenvolvimento de atividades escolares não presenciais.
Também está previsto o apoio às famílias que procurarem as unidades escolares
por falta de internet ou equipamentos em casa por meio de material impresso ou
acesso em computadores da escola, com os devidos cuidados para evitar a
transmissão do vírus, sobretudo quanto à quantidade de alunos.
A instrução normativa considerou, entre outros tópicos, a declaração Organização
Mundial de Saúde da infecção por coronavirus como pandemia, os decretos
municipais decretando situação de emergência e estado de calamidade pública em
Palmas e a nota de esclarecimento do Conselho Nacional de Educação, que
autoriza a realização de atividades a distância no Ensino Fundamental.
Uma vez superada a pandemia, todo o investimento em equipamentos para as
unidades escolares será mantido, assim como sua utilização como ferramenta de
apoio à atividade pedagógica. O mesmo deve acontecer com os procedimentos de
higiene adotados, que serão mantidos a todos os alunos e servidores.
Salas midiáticas e rádio escolar
Algumas unidades já estão se
adequando ao novo momento, como é o caso do Cmei Cantinho da Alegria, que já
adquiriu computadores e retroprojetores para a sala midiática. Em fase de
compra, estão dois notebooks, tablets e kit de aula audiovisual que
vai conter câmera, microfone, tripé, flash de luz e celular de última geração
para gravação de aula e ensino com uso de tecnologia. Os professores já estão
em formação para atender as novas demandas tecnológicas do segundo semestre. A
sala de recursos estará equipada da mesma forma, para proporcionar às crianças
com necessidades especiais outras formas de aprendizagem e inclusão.
Nas ETI’s Margarida Lemos e Fidêncio Bogo, os projetos de rádio escolar já
haviam sido pensados muito antes da pandemia. Por isso, equipamentos de
gravação de som, computador, e mecanismos de captação de áudio, além de adaptações
para estúdio, já estão disponíveis e em fase de implementação. A
criação da rádio web pretende ser um dos recursos e metodologias facilitadoras
do processo de ensino- aprendizagem, além de inserir ainda mais a comunidade
local e escolar na sociedade da informação.
Edição: Lorena Karlla