Atendimento virtual em Saúde Mental tem dado suporte às pessoas durante pandemia
Os números de atendimentos demonstram um alto grau de efetividade do manejo em saúde mental e sem a necessidade do uso de medicamentos
Desde o início do mês
de abril, 33 psicólogos e médicos especialistas em psiquiatria estão oferecendo,
por meio de uma plataforma virtual, suporte integrado às pessoas que estão
vivendo situações de crise neste momento de medo e insegurança devido à
pandemia do coronavírus (Covid-19).
No primeiro mês de
atendimento virtual, 251 pessoas receberam o acolhimento e acompanhamento
terapêutico dos psicólogos. Destes, apenas 25 foram encaminhados para
atendimento psiquiátrico. Já no mês de maio, foram 733 pacientes atendidos, com
baixo números de encaminhamentos para o médico especialista.
Para a preceptora da
Residência Multiprofissional em Saúde Mental, que também é psicóloga da área
técnica em Saúde Mental de Palmas, Leny Meire Correa Molinari Carrasco,
coordenadora do Projeto, os números demonstram um alto grau de efetividade do
manejo em saúde mental e sem a necessidade do uso de medicamentos. “Acredito
que é uma ação inovadora para o serviço público, com atendimento efetivo em
psicoterapia breve e que responde rapidamente a demanda focal daqueles que
procuram uma escuta qualificada”, avalia.
Segundo a coordenadora,
até o momento, 45% das pessoas que procuram o atendimento pelo formulário são
pacientes com resultado positivo de Covid-19, e 80% se dizem ansiosos com a
situação da pandemia. “Tanto os profissionais que atuam nestas situações quanto
os pacientes vítimas da pandemia, seja de forma direta ou indireta, poderão ter
sua saúde mental afetada. Os primeiros, por frustração, por se verem em
situação única de impotência perante a uma enfermidade sem cura, até o momento,
e que contrapõe a formação que recebem que é a de curar. Assim como os
pacientes por terem que conviver com a Covid-19 que se revela extremamente
ameaçadora, colocando em xeque o ideal de vida e cura”, avalia a psicóloga.
A aposentada Maria
Pereira, 79 anos, foi uma das pacientes atendidas pela equipe do projeto. Com
sintomas de depressão, ansiedade e pânico devido ao medo de ser contaminada
pelo novo vírus, a idosa que está dentro do grupo de risco, foi orientada pela
família a acionar os profissionais da saúde para ajudá-la. “Minha filha sabia
que estava acontecendo os atendimentos pelo WhatsApp e fez o meu cadastro. No
mesmo dia, uma profissional me ligou e procurou saber o que eu estava sentindo.
Logo depois, a psicóloga me ligou, conversamos durante muito tempo e foi muito
bom”, conta a idosa.
O coordenador técnico
da Saúde Mental de Palmas, Daniel Marques dos Santos, explica que o projeto
conta com 22 psicólogos em oito territórios e 11 residentes (nove do Programa
de Residência em Saúde Mental e dois em Saúde Coletiva) que atuam como técnicos
de referência em saúde mental. “Os profissionais fazem a triagem e o manejo da
rede de atenção psicossocial conforme fluxo, existente na saúde de Palmas para
ofertar de forma segura o suporte para o servidor e ao paciente,
preferencialmente aos diretamente afetados. Durante o atendimento é feito o
acolhimento, orientação e psicoterapia, bem como a triagem com a equipe multiprofissional
para traçar as etapas do atendimento”, destaca.
O contato
Cada profissional ao
entrar em contato com o paciente fará sua identificação dizendo o seu nome,
matrícula e pedirá a autorização para realizar o acolhimento e a triagem. No caso do paciente não aceitar, o profissional
irá sugerir que ele entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo
telefone 136 ou pelo link.
O projeto de
atendimento virtual foi elaborado pela área técnica da Saúde Mental ligada à
Diretoria de Média e Alta Complexidade, em parceria com a Diretoria de Atenção
Primária e a Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas
(Fesp) e Conselho Regional de Psicologia.
A pessoa que estiver precisando de ajuda profissional pode acessar o endereço eletrônico para realizar o cadastro de atendimento. Acessando o link o usuário terá acesso ao formulário, que simultaneamente será enviado ao WhatsApp Web de um profissional especializado que dará início ao atendimento via áudio. Duas linhas telefônicas (3218-5459 e 3218-5460) ficarão disponíveis na sede da Secretaria de Saúde de Palmas (Semus), para que o atendimento também aconteça às pessoas que não têm acesso a internet. Na modalidade home office, o psicólogo e o psiquiatra irão usar o aplicativo para realizar a vídeo chamada, áudio chamada ou mensagem conforme a necessidade de cada paciente.