05 março 2021 às 20:23

Residentes da Fesp estão apoiando na vacinação contra a Covid-19, em Palmas

Sete profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva atuam na imunização

 

Residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) estão atuando como vacinadores na ação de imunização contra a Covid-19 na Capital. Eles são profissionais em processo de especialização no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (PRMSC). Nesta sexta-feira, 5, os residentes enfermeiros dessa especialidade apoiaram a equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) que está aplicando a segunda dose da CoronaVac em idosos com 80 anos ou mais.

Assim como ocorreu na oferta da primeira dose, esta etapa da vacinação foi realizada em sistema drive-thru nos estacionamentos do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, no centro da Capital, e do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, nos dias 4 e 5, das 8 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora do Programa, Nadja de Oliveira Figueiredo, dos residentes formandos em Saúde Coletiva, atualmente cinco enfermeiros estão atuando diretamente na vacinação. Mais dois residentes fisioterapeutas foram destacados para a área de vigilância da vacina, que é o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e divulgação de dados.

A coordenadora explica ainda que, para os residentes, o aprendizado se dá com o desenvolvimento de competências relacionadas à formação. “Os residentes têm a oportunidade de atuar no planejamento, organização das ações de vacinação, além de contribuir com a gestão municipal a partir da operacionalização da campanha”, esclarece.

A enfermeira Mirelly Vieira Godoy está no seu segundo ano de residência em Saúde Coletiva. Ela conta que possui outra especialização no Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade, também da Fesp, e que essas atividades operacionais de vacinação já fazem parte da rotina dos residentes nas Unidades de Saúde da Família (UFS). “Nesse momento de pandemia, a responsabilidade e a atenção são muito maiores porque devemos checar se as pessoas são realmente da faixa etária correta”, exemplificou.

Os programas de residência da Fesp foram criados há sete anos e já formaram 335 residentes em diversos campos de atuação, como Medicina de Saúde da Família e Comunidade (SFC), Multiprofissional em SFC, Multiprofissional em Saúde Mental, Multiprofissional em Saúde Coletiva, Enfermagem Obstétrica, Clínica Integrada de Adultos, Medicina Veterinária, Medicina em Patologia e Oftalmologia. Em 2021, ingressaram nesses programas cerca de 100 residentes por meio de processos seletivos.

Tags: