Enfermeiros recebem treinamento para coleta de exames RT-PCR em gestantes durante o pré-natal
Na capacitação, são repassadas instruções sobre as técnicas adequadas para coleta e acondicionamento do exame
Mais um grupo de enfermeiros da Atenção Primária de Palmas recebem nesta quinta-feira, 30, treinamento sobre coleta e acondicionamento de amostras de exames Swab RT-PCR, que detecta a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars-Cov-2).
No decorrer da capacitação, conduzida pela equipe de especialistas da gerência das Linhas de Cuidados na Atenção Primária de Palmas, são repassadas instruções sobre as técnicas adequadas para coleta e acondicionamento do exame. Os treinamentos com os profissionais das Unidades de Saúde da Família acontecem de forma gradual e continuarão no próximo mês.
De acordo com o enfermeiro e gerente das Linhas de Cuidados na Atenção Primária da Semus, Ilton Batista, os constantes treinamentos das equipes são fundamentais para garantir a proteção das gestantes durante o pré-natal “O curso traz conhecimentos atualizados sobre os procedimentos para a coleta e manejo de rastreamento. Buscamos compartilhar com os colegas informações claras e atualizadas", reforça o gerente.
A enfermeira Graziela Sardinha Sena, que atua na Unidade de Saúde da Família da Arno 41 (403 Norte), é uma das profissionais que estão participando do treinamento. Segundo ela, a coleta é mais uma ação de assistência à mulher durante o acompanhamento do pré-natal. “A avaliação e identificação de problemas de forma precoce contribuem para a redução no agravamento da doença, além de contribuir na prevenção e controle da infecção causada pelo SARS-CoV-2”, avalia a enfermeira.
A Diretoria de Atenção Primária destaca que, para as gestantes e puérperas suspeitas de infecção da Covid-19, que apresentarem algum sintoma gripal ou tiveram exames positivos para o coronavírus, deverão procurar as Unidades Sentinelas de Covid-19 da Capital.
Ilton reforça que todas as amostras coletadas são rigorosamente armazenadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Tocantins (Lacen), para a realização do exame e diagnóstico, por meio da técnica de Biologia Molecular. “E para que este percurso seja seguro, tanto para o profissional que faz a coleta quanto para o paciente, é necessário que as amostras sejam encaminhadas dentro dos critérios recomendados pelos órgãos oficiais”, destaca o enfermeiro.