Polinização do milho é tema de aula prática do Projeto Germinar na ETI Eurídice de Mello
Além do plantio, a roça de milho já foi palco de duas aulas sobre adubação, uma aos 25 e outra aos 45 dias, sempre considerando as melhores práticas para obtenção de bons resultados
Alunos dos 7º e 9º anos da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Melo, no Jardim Aureny III, em Palmas, participaram na manhã desta sexta-feira, 25, de uma aula prática acerca da polinização do milho. A atividade, conduzida por Bonfim dos Reis e Jéssica Cavalcante, técnicos da Semed, faz parte do Projeto Germinar, que busca levar conhecimentos práticos referentes à produção e manipulação de alimentos e incrementar a merenda escolar com produtos produzidos em espaços nas escolas, que antes eram ociosos.
Reis explicou aos estudantes o processo de polinização do milho, que faz com que o grão de pólen caia do pendão e chegue à espiga, parte feminina da planta, por meio dos “cabelos” do milho. Nesta cultura, acontece o fenômeno conhecido por polinização cruzada, sendo 95% da polinização feita pelo vento e 5% por insetos. “Este processo é fundamental para que o milho não apresente falhas, tenha espigas cheias e garanta uma boa produtividade”, explica.
Além do plantio, a roça de milho já foi palco de duas aulas sobre adubação, uma aos 25 e outra aos 45 dias, sempre considerando as melhores práticas para obtenção de bons resultados. O milho foi plantado em 20 de janeiro de 2022 e a colheita está prevista para a semana entre 15 a 20 de abril.