05 abril 2022 às 19:04

Panificação auxilia pacientes do Caps AD III na recuperação da autoestima e reinserção

Com a diminuição dos casos de Covid-19 e o avanço da vacinação, atividade foi retomada Centro de Atendimento Psicossocia

O cheirinho de pão recém tirado do forno tomou de conta das salas do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas, na  tarde de terça-feira, 05. Os pacientes em recuperação participaram de uma oficina de panificação com a técnica em enfermagem Luzenir Rocha Soares. Segundo ela, a ação tem o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho e auxiliá-los na melhora da autoestima

“Eles percebem que são capazes. Há um resgate da autoestima e com isso eles também notam que são úteis para a sociedade”, ressalta a profissional. A atividade é oferecida no local desde 2012 e foi paralisada com a pandemia. Com a diminuição dos casos de Covid-19 e o avanço da vacinação, os pacientes puderam retornar.

Luzenir conta que teve a ideia de ministrar a atividade após passar por uma capacitação. "A gente realiza a oficina com os pacientes desde 2012 e sempre notamos uma grande adesão deles para aprender  uma nova fonte de renda”, afirma.

O paciente Leonardo de Almeida, de 34 anos, relata que é atendido no Caps AD III há quatro anos e, sempre que pode, participa da oficina de panificação. “Acho interessante. No início, eu tive resistência para começar, mas ainda na primeira aula tomei gosto. Comprei um forno para praticar o que aprendi em casa e passei a economizar no lanche das crianças. Faço pizzas, pão de queijo, mangulão. E tudo isso aprendi aqui. Tenho o projeto de um dia fazer para comercializar”, diz. 

Osanio Oleriano da Costa, de 42 anos, chegou ao Caps AD III há oito dias e logo quis fazer parte da atividade que, segundo ele, tem sido um auxílio poderoso na recuperação dele. “Acho muito legal, é uma atividade que incentiva a gente a ter melhor qualidade de vida. Além de nos ajudar com a parte financeira, nos auxilia a ter saúde menta”, destaca o paciente.

Tags: