Vigilância Sanitária de Palmas inicia programação nas praias neste fim de semana
Objetivo é verificar as boas práticas na manipulação de alimentos por parte dos comerciantes
A programação da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas durante a temporada de férias nas praias da Capital começa neste fim de semana, quando a fiscalização realizará nova visita aos quiosques e comércios das praias da Capital para monitorar se os proprietários destes estabelecimentos estão seguindo as orientações já repassadas pela Visa quanto às boas práticas para manipulação de alimentos.
Conforme a coordenadora da área de Produtos e Serviços de Alimentos da Visa, Suely Quixabeira, o trabalho junto aos quiosqueiros foi efetuado neste mês de junho, quando a fiscalização visitou todas as praias e levantou as irregularidades e pontos críticos. Segundo Suely, com base no levantamento feito a Visa preparou a capacitação ministrada na tarde desta quarta-feira, 29, no auditório da Visa, com a participação de 50 representantes de comerciantes que atuam nas praias.
Durante a capacitação, além das orientações sobre as boas práticas para manipulação de alimentos, os fiscais da Visa ficaram à disposição para tirar dúvidas dos comerciantes. Os participantes aprovaram a iniciativa da Vigilância. Ana de Araújo, proprietária de um restaurante na Praia da Arnos, afirmou ter sido muito gratificante participar da oficina, pois além de aprender ainda mais sobre a importância das boas práticas, ela vai multiplicar os conhecimentos adquiridos com seus colaboradores, colegas de outros quiosques e com os clientes, que certamente vão ficar mais satisfeitos.
O comerciante Adão Valdemar de Aguiar também aprovou a capacitação. Garçom há mais de 40 anos, ele mantém uma barraca na Praia dos Buritis. Segundo ele, agora mais preparado, vai compartilhar as orientações com os demais comerciantes e colegas que atuam na praia. Adão também reforçou que, com os conhecimentos, ele estará pronto para receber a fiscalização da Visa. “Com tudo nos conformes”, disse ele.
Redação Semus/ Edição: Lorena Karlla