27 abril 2023 às 08:26

Educação de Palmas promove segunda visita do projeto ‘Conhecer – Ô de Casa!’

Proposta é visitar nesta sexta, 28, residências dos alunos da ETI Fidêncio Bogo que moram em propriedades rurais

Para compreender melhor a realidade em que estão inseridos os alunos das Escolas de Tempo Integral (ETIs), localizadas na zona rural de Palmas, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) desenvolveu o projeto ‘Conhecer – Ô de Casa!’. A primeira visita deste ano aconteceu no último dia 14, na ETI Luiz Nunes, em Buritirana. E nesta sexta-feira, 28, a partir das 8 horas, será a vez da ETI Fidêncio Bogo, localizada na região de Taquaruçu Grande, participar do projeto. 

Os educadores irão percorrer a rota escolar Sargento Walter, que atende cerca de 35 alunos da unidade. A proposta é visitar as residências dos alunos que moram nas fazendas, assentamentos e demais propriedades rurais, seguindo o percurso que os estudantes utilizam para chegar às escolas. “Por meio deste projeto, pretendemos viabilizar o reconhecimento da trajetória de vida de nossos alunos e todos os aspectos envolvidos, tais como a cultura, os saberes, as dificuldades, as potencialidades e os desafios”, destaca a diretora da unidade, Joselaine Queli Fiametti. 

Segundo a gestora, o projeto permite um conhecimento mais profundo do contexto no qual estão inseridos os alunos, contemplando as distintas dimensões da dinâmica familiar, das práticas agropecuárias e agroecológicas, bem como das opções e expressões de religiosidade, das percepções e concepções acerca do meio ambiente, dentre outras possibilidades. 

“Esse reconhecimento deve resultar na construção do mapa dos desafios, que orientará a definição de novas estratégias de ensino ou o reforço daquelas já em uso, que promovem diálogos em torno dos temas de fortalecimento das relações entre educando e educador”, explica a diretora, acrescentando que para os pais o projeto permite a oportunidade de refletir sobre a participação na vida escolar dos filhos. 

 

O Projeto

Intitulado como ‘Conhecer – Ô de Casa!’, o projeto se desenvolve na modalidade de visitas de toda equipe escolar às residências dos alunos que moram em propriedades rurais, seguindo o percurso que eles realizam (inclusive os trechos que percorrem a pé até o ônibus) para chegar à escola. As ações do projeto incluem rodas de conversa com as famílias, coleta de contribuições relacionadas aos temas que norteiam o caderno do campo, debates em torno de questões que envolvem a aprendizagem dos alunos, dentre outras.

 

Tags: