
Profissionais da saúde participam de seminário sobre vigilância das doenças imunopreveníveis
O objetivo é fortalecer ações preventivas de enfermidades como sarampo, rubéola, influenza, poliomielite, coqueluche, covid-19 e outras
Equipes da atenção primária, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul, das coordenações de imunização e da vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas participam nesta terça-feira, 9, do seminário sobre vigilância das doenças imunopreveníveis, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins. A capacitação tem como objetivo fortalecer as ações de vigilância de enfermidades como sarampo, rubéola, influenza, poliomielite, coqueluche, covid-19, entre outras. Além disso, foi abordada a relevância da intensificação e padronização dos fluxos, protocolos laboratoriais e clínicos para diagnóstico das doenças.
Para a coordenadora da área técnica da Semus, Fernanda Fernandes, a notificação de casos suspeitos é fundamental para que as equipes ajam de forma emergencial e rápida para fazer o bloqueio dessas doenças. “Por isso é muito importante que as equipes trabalhem em conjunto tanto no âmbito municipal quanto estadual porque todas têm o mesmo objetivo, que é a saúde da população”, enfatizou.
Essas doenças têm como ponto em comum a prevenção, todas podem ser evitadas com a vacinação. Durante o seminário foi dada ênfase na necessidade da imunização completa, especialmente das crianças, que é a faixa etária que mais possui vacinas para tomar. A enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Bárbara, Ana Meire Martins, é a responsável pelo inquérito de cobertura vacinal de Palmas, que está sendo realizado em 19 capitais do país e mais 12 municípios com população acima de 120 mil habitantes. “Vamos continuar incentivando a população a tomar as vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, justamente para evitar retorno de doenças que já foram erradicadas”, comentou.
O seminário segue até as 18 horas, desta terça-feira, 9, no auditório do Ministério da Saúde, localizado na ACNE 1 (104 Norte).