Alunos tiram dúvidas e curiosidades durante visitas ao Projeto Germinar na Agrotins
Estudantes de escolas públicas da Capital conhecem atividades expostas pela equipe de educadores
A Fazendinha do Calor Humano onde abriga o Projeto Germinar dentro da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) recebeu na manhã desta quinta-feira, 18, centenas de visitantes, dentre eles alunos de escolas públicas da Capital que não perderam tempo para conhecer de perto as atividades expostas pela equipe de educadores do Germinar.
Quem também passou pela estrutura ampla e organizada do projeto foi a secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, que visitou os ambientes, recebeu os grupos de estudantes e professores das unidades educacionais e aproveitou para agradecer o empenho de cada um dos técnicos das equipes que compõem o Germinar.
Para a secretária, representar a educação na Agrotins demonstrando aos visitantes as práticas e tecnologias utilizadas dentro das escolas da rede municipal é uma grande oportunidade de ampliar saberes e experiências. “É interessante observar os olhos atentos dos alunos, as explicações, as curiosidades que eles levantam e o interesse em conhecerem na prática como funcionam alguns processos de cultivos dos alimentos orgânicos produzidos nas nossas unidades educacionais. Aqui eles, além de aprender, levam novos conhecimentos e serão multiplicadores de novas práticas”, acredita a gestora.
Um grupo de cerca de 60 estudantes da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo conheceu também as Unidades de Referência Tecnológica (URT) instaladas na Fazendinha. A visita foi guiada por técnicos que apresentaram aos estudantes os projetos e tecnologias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) apresentadas na feira.
O aluno do 8º ano da ETI Fidêncio Bogo, Ítalo Leão, conta que foi a primeira vez que esteve na Agrotins, mas que gostou muito de conhecer a estrutura da feira e principalmente o trabalho que o Projeto Germinar apresentou. “Na escola onde estudo eu já acompanho um pouco do que é feito pelos técnicos do projeto lá, mas aqui é ainda mais interessante, pois dá para entender melhor os benefícios que o cultivo correto de alguns legumes, verduras e frutas, por exemplo, traz para a nossa saúde. Adorei conhecer o uso do lápis semente”, disse o aluno lembrando que vai levar as informações para o programa de rádio da escola.
Na ocasião, os alunos que compõem a equipe da Rádio Quati, produzida na ETI Fidêncio Bogo, entrevistaram a secretária da Educação e também os técnicos do Germinar para uma reportagem especial sobre a programação na Agrotins.