Foto: Terraplanagem e construção de bueiro celular – Morada do Sol (2ª etapa CAF) Local: Morada do sol Data: 24.05.2023
25 maio 2023 às 05:59

Retomada de obra no Morada do Sol concentra esforços na Avenida Amaralina

Trabalho havia sido pausado em função das chuvas intensas; etapas em andamento compreendem drenagem e terraplanagem

Foram retomadas as obras de implantação de infraestrutura urbana no Morada do Sol, Morada do Sol I e Morada do Sol III. Elas haviam sido pausadas em dezembro passado em função das chuvas. Os trabalhos agora estão concentrados nas avenidas. 

Nesta quinta-feira, 25, há três equipes trabalhando em trecho de cerca de 500 metros de terraplanagem e conclusão de bocas de lobo (drenagem) na Avenida Amaralina. Em um deles está sendo feito o aterro acima do bueiro celular instalado para proteção de curso d’água. O local está sinalizado para movimentação de máquinas pesadas. 

Rolo compressor e motoniveladora se movimentam nivelando e compactando o solo (tratamento de subleito). Medições topográficas são realizadas para conferência da altura do solo. Todo este serviço precede as camadas de sub-base e base que ficam abaixo da futura capa asfáltica.

Em outro ponto da mesma avenida está sendo executado um bueiro celular triplo. Já foi feita a concretagem da laje de fundo da primeira junta de dilatação e estão montando ferragens e formas do bueiro. Na mesma Avenida Amaralina, uma terceira equipe se concentra na conclusão de boca de lobo para captação de águas pluviais e condução à galeria de drenagem já aterrada sobre a avenida.

 

Já avançou

Conforme já divulgado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), ruas internas do Morada do Sol, Morada do Sol I e Morada do Sol III já receberam meio-fio, bocas de lobo e asfalto com tratamento superficial duplo (TSD). Está previsto para estas localidades infraestrutura viária que inclui rede de drenagem pluvial, terraplanagem e pavimentação asfáltica. 

Segundo a pasta, a empresa CMN – Construtora Meio Norte Ltda, que executa o contrato nos três setores, executou, até dezembro de 2022, 66,52% da obra. Sendo já pagos, até então, R$ 9.919.676,68. Esta obra está orçada em R$ 12,7 milhões. Estes recursos são da segunda etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas, que recebe financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O programa também subsidia a implantação de infraestrutura viária no Santa Fé, cujas obras também já foram retomadas.

 

 

Tags: