PlanMob discute requalificação da Avenida Tocantins neste sábado, 3
Ação que ocorrerá no auditório do Resolve Palmas Sul vai encerrar rodadas de discussões temáticas realizadas ao longo da semana pela mobilidade
A Prefeitura de Palmas realiza neste sábado, 3, o encerramento das rodadas de discussões do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), debatendo a temática da Requalificação da Avenida Tocantins. A ação é uma promoção da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e acontece no auditório do Resolve Palmas, localizado na região sul da Capital, a partir das 14 horas.
Durante a rodada de discussão desta sexta-feira, 2, que tratou sobre as temáticas do 'Transporte de cargas e mobilidade regional, desenvolvimento econômico, rural e turismo', o representante das empresas contratadas para elaboração do Plano de Mobilidade, Rodrigo Mendanha, explicou alguns pontos sobre as condições das rodovias existentes no perímetro urbano para o tráfego de caminhões. Ele abriu as conversas incentivando que os presentes apresentassem sugestões para serem avaliadas em melhorias para cada área.
Mendanha também reforçou os passos que são necessários para a construção do PlanMob. “Agora, a nossa função é agrupar essas sugestões, organizando para preparar o plano de ação. Vamos fazer esse levantamento, somar com a nossa expertise, propor um plano de gestão, a exemplo do que precisa ser feito, quanto vai custar, quando seria ideal implantar cada uma das propostas e transformar numa lei municipal, que vai definir como que as diretrizes serão implementadas na mobilidade da cidade pelos próximos 10 anos”.
O chefe de operações terrestres do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), André Massaru Murakami, também participou dando sugestões para a pauta. “A expectativa é que possa melhorar a mobilidade do município. Palmas hoje é uma cidade grande e pelo que foi mostrado aqui, temos um grande números de acidentes, inclusive com morte. A gente tem que mudar isso. Eu espero que com a aplicação do Planmob possamos reduzir o número de acidentes”, acrescentou Murakami.
Temáticas
Ao todo, foram realizadas sete reuniões temáticas que funcionarão como um norte para guiar as tomadas de melhores decisões em relação ao sistema de mobilidade em Palmas, sendo elas: Ordenamento territorial e circulação em áreas de grande demanda; Mobilidade ativa e transporte a pé e de bicicleta; Transporte público e privado individual (táxi, mototáxi, aplicativos, fretamento e motofrete); Transporte coletivo e financiamento de ações da mobilidade; Transporte de cargas e mobilidade regional e desenvolvimento econômico, rural e turismo.