Movimentando a Matemática e Descasque Mais, Desembale Menos envolvem alunos da Escola Paulo Freire
Programas trabalham a consciência da prática de atividades físicas, o consumo de alimentos saudáveis e conhecimento lógico da matemática
Nesta quarta-feira, 7, a Escola Municipal Paulo Freire, na região norte de Palmas, promoveu com os alunos dos 2º anos, atividades dos projetos Movimentando a Matemática e do Descasque Mais, Desembale Menos, que estimula a adoção de práticas alimentares saudáveis. Eles trabalham a consciência da prática de atividades físicas, o consumo de alimentos saudáveis associado ao conhecimento lógico matemático.
Em grupo os alunos produziram receitas variadas de suco verde, participaram de diversas atividades lúdicas e recreativas, como a realização de rodas de conversas sobre o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados. Ao final, já na aula de educação física, os estudantes foram convidados a praticar exercícios que auxiliam no crescimento e no condicionamento físico. Para os que participaram de toda a programação do dia, o prêmio foi a escolha da fruta preferida.
Para a diretora da unidade, Josileide Gonçalves da Silva, a ação de hoje com as crianças reforçou a importância do consumo dos alimentos in natura e da alimentação sustentável que atente para a origem dos alimentos. “Outro ponto abordado com os nossos alunos foi sobre o desperdício, de dar preferência aos alimentos no seu estado natural, no lugar dos produtos industrializados. É importante preferir frutas da estação porque são mais saborosas e por serem mais abundantes, e geralmente têm preços mais acessíveis”, citou a gestora.
Para a professora de educação física, Maria Lúcia Velez, a má alimentação é um dos fatores de risco para a obesidade infantil e doenças crônicas. “Buscamos trabalhar com os alunos sobre a alimentação saudável e sedentarismo, pois sabemos que quando pequenos, alguns hábitos saudáveis já podem ser adotados para evitar no futuro doenças endócrinas, compulsão alimentar e até doenças emocionais”, conta a educadora.
Texto: Redação Semed
Edição: Secom