Novo modelo de Eco Point do Projeto Recicla Palmas deve ser lançado em breve
Atualização está em fase de conclusão e o piloto deve funcionar no Distrito de Taquaruçu.
O Projeto Palmas Recicla, que é parte do Programa Renova Palmas, da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), deve receber um upgrade nos próximos dias, com o lançamento de seu novo modelo de Eco Point. A atualização do programa está em fase de conclusão e o piloto deve ser lançado em breve, no Distrito de Taquaruçu.
O novo modelo é construído em um contêiner, que alia espaços para recebimentos dos recicláveis, a uma sala onde poderá ser implantado um serviço público, ou um espaço comercial. Vale lembrar que o Palmas Recicla possui o Selo do Programa de Ações Transformadoras (TAP), que funciona como uma vitrine global para investidores. O Selo foi concedido pelo Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, que avaliou o projeto como sendo de elevado potencial de impacto transformador.
O modelo está planejado para o recebimento de papel/papelão, plástico, metal, vidro e eletro eletrônicos. Os materiais descartados serão recebidos por cooperativas e associações de catadores, ajudando a fomentar a cadeia de logística reversa e a economia solidária em Palmas. Já a exploração dos espaços comerciais deverá ser na modalidade de concessão, com o acesso via licitação.
ICLEI
No Encontro Nacional do Iclei, realizado em Palmas, no início de junho, uma maquete do novo Eco Point ficou em exposição, para os visitantes. Na ocasião, a prefeita Cinthia Ribeiro avaliou que o novo modelo do projeto é uma importante iniciativa de sustentabilidade promovida pelo poder público.
“Contamos agora, com a parceria da população, para promovermos a preservação do meio ambiente e descarte correto dos resíduos. Durante o 2º Encontro Nacional do Iclei, realizado em Palmas no começo deste mês, tivemos a oportunidade de conhecer um protótipo do Eco Point, o espaço fez o maior sucesso”, disse a prefeita.
A presidente da FMA, Meire Carreira, adiantou que o projeto deve agregar serviços à entrega voluntária de materiais recicláveis. “A intenção é fazer com que a população se sinta mais motivada para realizar o descarte correto dos materiais nesses pontos”, disse Meira. Ela explicou que os serviços poderão ser explorados pela iniciativa privada, ou pelo poder público, dependendo das características e necessidades de cada localidade.
No espaço do Eco Point também poderá funcionar um aluguel de bicicleta, uma lanchonete, ou uma representação de um órgão público. Isto será uma inovação do serviço”, concluiu a presidente da FMA.
Renova Palmas
É o Programa que apóia a gestão de resíduos sólidos na Capital, por meio dos projetos de Reciclagem de Óleo Residual, Coleta Seletiva de Recicláveis, Compostagem da Fração Orgânica e Implementação da Cadeia de Logística Reversa
Texto: Georgethe Pinheiro
Edição: Secom