Roda de conversa aborda desconstrução da cultura machista para combater violência doméstica
Evento da Sedes conta com parceria do Grupo Multidisciplinar do Tribunal de Justiça e Faculdade Itpac
O público assistido pelo Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), além de atendidos no Serviço de Medidas Socioeducativas, participaram na manhã desta terça, 15, de uma roda de conversa dentro da programação do ‘Agosto Lilás – Mês de Combate a Violência contra a Mulher’. A temática principal foi o processo de desconstrução das figuras e papéis do masculino e feminino, e do machismo nas relações.
A programação aconteceu no Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) e contou com a parceria do Grupo Gestor Multidisciplinar (GGEM) do Tribunal de Justiça do Estado Tocantins (TJ-TO). Também estiveram presentes estudantes do curso de medicina da Faculdade Itpac, que desenvolveram o projeto Saúde em Cores, durante a ação.
A programação do Agosto Lilás segue até dia 29, com rodas de conversas, panfletagem, palestra e caminhada, envolvendo os equipamentos da Sedes, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), parceiros e a comunidade em geral. Nesta quarta, 16, o Cras Kanela será o palco da campanha, recebendo palestra sobre a temática. As atividades são lideradas pela equipe do Centro de Referência da Mulher – Flor de Lis. Confira a programação completa abaixo.
Psicóloga e facilitadora do programa Despertar, do GGEM, Isabel Cristina, tratou durante a roda de conversa sobre o impacto que o ‘patriarcado’ e a construção dos papéis da mulher e do homem, de forma padronizada, têm nas relações domésticas. “Precisamos desconstruir essa cultura machista, patriarcal e burguesa do que é o ser homem e o ser mulher”, alertava.
Antes da palestra, a coordenadora do Creas, Iraneilde Ferreira dos Santos, recepcionou os convidados, alertando sobre a importância de pensar sobre a violência doméstica. Também participou da ação, representando a secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, a gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Silvia Benvindo que fez uma breve reflexão sobre o efeito do acolhimento, por meio do abraço.
Atendimento de Saúde
Os participantes da programação também puderam usufruir de aconselhamento ambulatorial, orientações de saúde, aferição de pressão e ausculta pulmonar e cardíaca, realizadas pelos universitários de medicina, participantes do projeto Saúde em Cores, da Itpac.
Conforme a coordenadora do programa, Patrícia Barros, a atividade da Campanha Agosto Lilás atende justamente a proposta do projeto. “Temos o intuito de levar o conhecimento para além das quatro paredes e chegar à comunidade e é exatamente o que conseguimos realizar aqui hoje”, destacou, antecipando que também estão sendo desenvolvidas ações semelhantes nas Unidades de Saúde, dentro da campanha Agosto Dourado.
Programação – Agosto Lilás
16 de agosto
8h30 – Palestra com psicóloga e advogada sobre a importância da prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher
No Cras Kanela
17 de agosto
9 horas – Palestra ‘Viver sem violência é uma direito das mulheres’, no Cras Karajá II (Santa Bárbara)
18 de agosto
9 horas – Panfletagem e caminhada nas principais avenidas de Taquaruçu, no Cras de Taquaruçu
8h30 – Palestra sobre a ‘Conscientização e esclarecimento contra as diversas formas de violência contra a Mulher’. Momentos de beleza, exames rápidos, pipoca, no Cras Karajá I (Jardim Aureny III)
19 de agosto
9 horas – Caminhada e panfletagem na Avenida JK
De 21 a 25 de agosto
14 horas – Programação de acolhida com a comunidade em geral e encontro coletivo com grupo de mulheres
23 de agosto
9 horas – Palestra – ‘Viver sem violência é um direito das mulheres’, no Cras Javaé (Morada do Sol)
24 de agosto
9h30 – Roda de Conversa na Faculdade Unopar
29 de agosto
8 horas – Palestra – ‘Viver sem violência é um direito das mulheres’, no Cras Xerente (Jardim Taquari)