Crianças do Cmei Irmã Maria Custódia participam de projeto de educação financeira
Proposta é auxiliar os pequenos a lidar com o dinheiro, despertando o senso de responsabilidade e o pensamento crítico
Para ensinar as crianças noções de controle de gastos e orçamento, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Irmã Maria Custódia, localizado no Jardim Aureny III, desenvolveu com os alunos do Maternal I e II à pré-escola I e II o projeto Feira Kids. A proposta é auxiliar os pequenos a lidar com o dinheiro, despertando o senso de responsabilidade e o pensamento crítico.
Segundo especialistas em finanças, para promover a educação financeira é essencial incluí-la de forma prática no cotidiano delas. Assim, a reflexão sobre o assunto, vai se tornando algo natural. Por isso, as crianças da unidade participaram, nesta semana, de uma das etapas do projeto, que consiste na comercialização de frutas e verduras. “Com esta ação, vamos trabalhando com as crianças, valores dos produtos, quantidades e unidades de medidas”, explicou a coordenadora pedagógica do Cmei, Leda Martins.
A coordenadora ainda explica que dessa forma os conceitos referentes ao tema são simplificados. Além disso, ela acrescenta que as crianças também aprendem sobre os valores nutricionais dos alimentos. “São várias questões que podemos trabalhar de forma interdisciplinar no projeto, além de qualificá-los a lidar com dinheiro na vida adulta”, destaca.