Na tarde desta terça feira, 12, a diretora do Procon Palmas, Liliane de Moura Borges, apresentou aos diretores da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e aos empresários palmenses, a estrutura e serviços oferecidos pelo Procon Municipal na Capital. O órgão é vinculado à Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Palmas (ARP). Liliane lembrou que, por iniciativa da prefeita Cinthia Ribeiro, o Procon Palmas foi criado em dezembro passado e terá sua segunda unidade inaugurada no próximo dia 15 de março no Resolve Palmas Sul em Taquaralto.
Liliane Borges deixou claro
que no Procon Municipal existem serviços aos empresários como palestras
orientativas. “Muitas vezes o empresário é penalizado porque os seus
colaboradores não são bem instruídos para fazer o dever de casa”, disse.
Liliane continuou afirmando
que é fundamental divulgar práticas de consumo consciente e estabelecer esse
canal de comunicação entre consumidores e fornecedores. “A importância para
comunidade é que haja a harmonização das suas relações de consumo, afinal quando
se tem conhecimento dos seus direitos e dos seus deveres, e cada um faz a sua
parte possibilita aí uma harmonização”.
Diante do posicionamento
exposto pela diretora do Procon Palmas, a superintendente do Palmas Shopping,
Elmecy Duarte, externou que está cada vez mais claro que o brasileiro vem
recuperando a confiança no comércio e continua com muita vontade de comprar. No
entanto, também cresce a preocupação com o consumo consciente, pesquisando e,
acima de tudo, com muito mais paciência para adquirir aquilo que quer.
Elmecy Duarte lembrou também
que o Dia do Consumidor, para os varejistas têm crescido substancialmente, e
tem um bom apelo emocional que vem se consolidando como oportunidade de
calendário do varejo. Com tudo isso, a harmonização das relações de consumo
proposta pelo Procon Palmas pode evitar muito desgaste entre as partes,
considerando que o consumo é um dos pilares da economia. “Quem decidir
aproveitar o ineditismo da data, com certeza vai sair na frente”, finalizou.
O superitendente do Procon
Palmas, Dulcélio Stival, explicou que o órgão está intensificando nesta semana,
onde celebra o dia do consumidor, ações que orientam todos os segmentos da
sociedade. “Nós visamos levar educação para o consumo consciente tanta para
jovens, adultos e idosos, quanto para os fornecedores atendendo a política
nacional de preservação das relações de consumo. Além disso, vamos ampliar os
pontos de atendimento”, explicou.
Inauguração
Procon Palmas Sul
Previsto para ser inaugurado
na próxima sexta-feira, 15, às 9h30, o Procon Palmas Sul será mais um ponto de
apoio para os moradores da região de Taquaralto e entorno. A nova unidade do
Procon irá facilitar o acesso às pessoas que moram naquela região. Também será
lançado o Disque Procon, o telefone para denúncias (0800-642-5801).
Plataforma
Digital
A diretora Liliane falou
ainda sobre a Plataforma Digital monitorada pela Secretaria Nacional do
Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que pode ser acessado pelo
endereço eletrônico www.consumidor.gov.br. A plataforma é um serviço público
que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de
conflitos de consumo.
Esta ferramenta possibilita
a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada:
atualmente, 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são
solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um
prazo médio de 7 dias.
Tudo isso mostra a
importância do Procon Palmas como mais uma ferramenta para a resolução de
conflitos.