Alunos da Escola Municipal Henrique Talone durante ação do projeto ‘Arqueologia 360 Graus’ – Foto: Divulgação
10 dezembro 2024 às 10:38
Educação de Palmas

Alunos da Escola Municipal Henrique Talone recebem o projeto ‘Arqueologia 360 Graus’

Proposta leva educação patrimonial e incentiva a valorização e preservação da nossa história

Alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Henrique Talone, na Arse 24 (210 Sul), receberam nessa segunda-feira, 9, o projeto ‘Arqueologia 360 Graus’. A iniciativa pretende promover o ensino de educação patrimonial nas séries iniciais, incentivando a valorização e preservação da nossa história desde cedo. 

O projeto ‘Arqueologia 360 Graus’ aborda o patrimônio cultural e histórico da região, teve aprovação da Fundação Cultural de Palmas, e vem sendo apresentado em instituições de ensino.

O professor Fernando Beija Flor, fotógrafo e membro da Organização Não Governamental (ONG) Ecoterra, define a ação com os alunos como uma experiência imersiva e inovadora. Segundo ele, os estudantes fazem um passeio virtual pelo sítio arqueológico localizado na APA do Lajeado, por meio das fotos em 360 graus, acessam os registros das primeiras expressões artísticas da América, do Tocantins e de Palmas.

A professora de artes da unidade Daniele Marins levou o projeto para as suas aulas e acompanhou o trabalho prático das crianças. “A proposta foi uma forma divertida, criativa e interessante das crianças conhecerem parte da riqueza ancestral do nosso Estado”, relatou.

Texto: Semed Palmas

Edição: Secom Palmas