Alunos da ETI Anísio Teixeira apresentam peça teatral inspirada no livro ‘O Auto da Compadecida’
Adaptação do espetáculo foi especialmente preparada para finalizar o ensino médio, como forma de despedida das turmas do 9º ano
Para comemorar os dez anos de existência da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, localizada no setor Bertaville, alunos das turmas do 9º ano farão uma apresentação cultural, inspirada na obra de Ariano Suassuna ‘O Auto da Compadecida’. A adaptação do espetáculo foi especialmente preparada para finalizar o ensino médio, como forma de despedida das turmas, “um ciclo cheio de aventura e muito humor”, conforme explica a supervisora administrativa e de cultura, Marli Cristina Oster da Rocha.
Marli Cristina disse ainda que o momento é mágico, tanto para a escola quanto para os estudantes. “É um momento único que, além de ampliar o horizonte cultural para a comunidade e famílias, nos dá a oportunidade de vivenciar e conhecer o desenvolver das atividades que a escola oferta, compreendendo de fato a importância da escola de tempo integral, que vai muito além da ampliação de tempo, mas acima de tudo um olhar de formação humana integral”, esclarece.
Além da peça de teatro, o evento contará com apresentação da fanfarra da escola, que vai fazer a acolhida dos convidados, além de atrações musicais e de dança. Todas as apresentações serão realizadas pelos alunos da unidade educacional. O público será formado por familiares, comunidade local, além dos alunos, professores, coordenadores, supervisores e demais servidores da escola.
A professora de teatro Ana Cláudia, que também dirige o espetáculo, ressalta que o projeto de montagem e apresentação da peça faz parte de sua disciplina. “Sempre levo alguns textos como opção e nossos alunos escolhem um. Neste ano, a maioria escolheu ‘O Auto da Compadecida’, declara, lembrando que a ‘Noite Cultural’ acontece há três anos, e sempre a apresentação do mês de dezembro é realizada com as turmas de 9º ano, porque é uma despedida deles da disciplina de teatro, que eles vêm estudando ao longo do tempo que estiveram aqui’, pontua.
Enredo
A trama fala sobre as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas