ETIs Padre Josimo e Anísio Teixeira participaram do júri simulado na Unitins – Foto: Divulgação
Troca de Experiências
02 abril 2025 às 17:06

Alunos das ETIs Padre Josimo e Anísio Teixeira participam do júri simulado realizado pelos graduandos em direito da Unitins

Convite feito aos alunos das Escolas de Tempo Integral de Palmas veio pela experiência que eles têm em promover a mesma encenação anualmente

Alunos das Escolas de Tempo Integral (ETIs) Padre Josimo e Anísio Teixeira participaram na manhã desta quarta-feira, 2, do júri simulado realizado pelos estudantes do 4º período do curso de direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O evento aconteceu nas instalações da instituição e contou também com a presença de professores e graduandos de outros períodos da universidade.

O convite feito aos 35 alunos das ETIs veio pela experiência que as escolas têm em promover o júri simulado que acontece anualmente na unidade e simula um julgamento real, em que os participantes, no caso os alunos, assumem papeis específicos dentro da encenação.

De acordo com o professor de Educação e Cidadania da ETI Padre Josimo, Rausley Rodrigues, o evento além de proporcionar um aprendizado prático sobre o funcionamento do tribunal, o contato com outro formato de simulação proporciona aos estudantes, melhor entendimento das leis e dos processos judiciais. “Nossos alunos amaram a experiência, porque até então só tinham visto os júris que realizamos e os que estão disponíveis pela internet. Os alunos da Unitins apresentaram com maestria, e com certeza isso trouxe muita inspiração para nossos alunos”, relata agradecendo a oportunidade.

No mês de setembro, as duas ETIs promoverão mais uma edição do júri simulado com um novo julgamento que será protagonizado por alunos da segunda fase da unidade educacional. Na ocasião, os estudantes irão assumir papeis de promotores, advogados de defesa, juízes e demais membros de um tribunal do júri. A programação faz parte das ações do projeto ‘EducarPRF’, realizadas durante a ‘Semana Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito’. 

Texto: Milena Botelho

Edição: Denis Rocha