Alunos participaram de vários momentos especiais da história da unidade educacional – Foto: Divulgação
Educação de Palmas
04 dezembro 2024 às 12:19

Alunos do 9º ano se despedem da unidade educacional que os acolheu desde a educação infantil

Boa parte dos estudantes que finalizam o ensino fundamental na ETI Anísio Teixeira começaram na escola ainda na alfabetização

Alunos que ingressaram nas turminhas da alfabetização da Escola de Tempo Integral Anísio Teixeira, localizada no setor Bertaville, em Palmas, encerram neste mês de dezembro um ciclo que foi iniciado para a grande maioria há 10 anos. Boa parte dos 93 alunos que vão finalizar o ensino fundamental na ETI, neste ano, começou na escola em 2014, ano da inauguração da unidade, portanto  a despedida destes alunos tem acontecido com um sentimento de saudosismo.

Após anos e anos de aprendizado, convivência quase diária e crescimento, as turmas encerram uma etapa importante da trajetória escolar. E para marcar o momento, a ETI tem promovido várias celebrações que vão desde a cerimônia formal até os encontros descontraídos e emocionantes entre os alunos.

A professora e coordenadora de Cultura da ETI, Marli Cristina Oster, que foi a primeira diretora da escola, conta que várias homenagens, discursos e recordações têm preenchido o ambiente da unidade. “Foi muito bom acompanhar o desenvolvimento deles durante esses quase 10 anos. Desde as mudanças nas características físicas, como também no amadurecimento pessoal. Percebemos ainda que, ao longo do tempo, muitos deles se apropriaram das atividades e oportunidades que a escola proporcionou. E agora saem com um conhecimento de mundo, do esporte, da cultura e também de conhecimentos científicos”, relata a educadora reforçando que a educação integral oportuniza que os alunos se tornem protagonistas dos seus espaços e da sua vida. 

A aluna do  9º ano Maria Eduarda Oliveira da Silva lembra que a escola foi sua segunda casa por muitos anos. “Meu coração aperta de pensar que está chegando ao fim. Cheguei ao Anísio pequenininha, fiz muitos amigos e aprendi bastante.  Agora, estou ansiosa pelo futuro, mas sentirei saudades de cada detalhe daqui”, comentou emocionada.

Para Nayarah Batista Delgado, também do 9º ano, o coração aperta em pensar que o tempo de estudo na unidade se encerrou. “O ensino médio me espera, mas acredito que tive uma boa preparação para seguir os próximos três anos. Quero entrar no IFTO e estou confiante que vou passar na seleção, pois levo conhecimento, amizades e valores que vão me acompanhar por toda a vida”, falou.

Além da cerimônia de formatura que acontecerá no próximo dia 14, a escola preparou também atividades como murais de fotos, vídeos com retrospectivas e rodas de conversas sobre os anos que passaram na unidade educacional. 

Para os professores, o momento é de orgulho. “É emocionante ver como eles cresceram, tanto como estudantes quanto como pessoas. Sabemos que cada um seguirá seu caminho com as lições que levarão daqui”, destacou a  professora Claudete Alves Tavares, que trabalha na escola há 9 anos.

Texto: Semed Palmas

Edição: Secom Palmas