
Audiência pública debate prática da capoeira nas escolas públicas municipais de Palmas
Ampliação da prática esportiva nas unidades educacionais foi discutida nesta quinta-feira, 24, na Câmara de Vereadores; 13 escolas já oferecem a modalidade
Uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Palmas, com o objetivo de promover a capoeira no município, também debateu a inclusão desta prática esportiva nas unidades de ensino da Capital. A realização da audiência foi uma iniciativa do Coletivo Somos, representado pela vereadora Thamires Lima.
Além dos vereadores da Casa de Leis, participaram do evento a secretária executiva da Educação, Maria José Diniz; o secretário executivo de Governo, Diogo Fernandes; o secretário municipal de Igualdade Racial, Eduardo Azevedo; a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino; o secretário de Esporte e Lazer, Vinícius Tundela; e o representante do Ministério da Cultura, Cícero Belém.
Maria José Diniz defendeu a prática da capoeira na rede municipal de ensino de Palmas e citou que atualmente 13 escolas já recebem essa modalidade. “A intenção da gestão é que o esporte seja ainda mais valorizado e expandido em Palmas. A capoeira é muito mais do que uma simples luta ou dança; ela representa disciplina, resistência, oportunidade, identidade e memória cultural do povo brasileiro”, afirmou.
O secretário José Eduardo Azevedo, que representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos, disse que a Câmara de Vereadores é a casa de todas as pessoas que estiveram nela hoje pela manhã e citou que essa foi uma manhã histórica porque muitos estavam presentes na Câmara pela primeira vez.
O gestor ressaltou que a capoeira, muito mais do que uma prática física, é uma atividade completa que traz benefícios para o corpo e a mente, sendo indicada para crianças em fase de desenvolvimento. “Por isso, estamos abraçando e valorizando essa causa por entender a diferença que a capoeira faz na vida das crianças e dos jovens. Vi muitas histórias lindas de resistência e principalmente de amor desses mestres por esse trabalho. Acompanhar de perto a capoeira é um pedido do nosso prefeito Eduardo Siqueira, por isso apresento o projeto Palmas – Capital da capoeira”, finalizou.
Texto: Rogério Franco
Edição: Iara Cruz