
Brincadeiras e jogos para aproximar a vivência entre mãe e filho
Oficina marcou o encerramento da Semana da Supermãe Servidora no IVM nesta sexta-feira, 11
Corrida de balão, imitação de animais, teia de aranha com barbante, dança e canto foram algumas das atividades que marcaram a tarde de diversão promovida por meio da oficina de Brincadeira e Jogos: Cultivando Tempo de Qualidade entre Mães e Filhos, na tarde desta sexta-feira, 11. A atividade encerrou a programação da Semana da Supermãe Servidora, realizada pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, com o apoio da Escola de Governo de Palmas (EGP), da Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), e da Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação – Escola de Educação, em comemoração ao Dia das Mães, a ser celebrado neste domingo, dia 13.
A oficina foi ministrada pela educadora física Alvani Nunes, que agradeceu o convite do IVM, e destacou que as atividades e brincadeiras realizadas estão diretamente ligadas ao desenvolvimento da criança. “Aspectos como coordenação motora, conhecimento corporal, lateralidade, e a própria questão do desafio, tudo isso está sendo trabalhado aqui. Eu fiquei imensamente feliz de ter sido convidada pelo IVM a fazer parte desse projeto.”
A educadora ainda frisa a importância de as mães estarem presentes no momento, participando dos jogos junto aos seus filhos. “A intenção é contribuir com a convivência ainda mais próxima entre mãe e filho. Uma simples brincadeira de passar balão já deixa as crianças imensamente felizes com suas mães; e são essas coisas simples que contribuem com o crescimento pessoal e espiritual de cada um”, declarou.
Durante a oficina, diversas atividades foram desenvolvidas: corrida de balão, imitação de animais, teia de aranha com barbante, dança e canto, entre outras. Segundo Alvani, brincadeiras que envolvem música são as que mais prendem a atenção das crianças. “Na internet tem vários vídeos de músicas com coreografias infantis e simples, que dá para as mães fazerem em casa com os filhos. Então, é possível aproveitar os recursos da internet para criar ocupações de qualidade para ambos.”
A servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Gildênia de Jesus, levou as duas filhas, Maria Clara e Ana Paula, para o evento e ressalta que a oficina a fez refletir bastante sobre a relação com elas. “O que me motivou a estar aqui é que as meninas têm cobrado bastante minha atenção; por causa da correria do dia a dia e excesso de trabalho, eu ando em pendência com elas. Hoje, o IVM promoveu a oportunidade de finalmente eu começar a mudar essa situação, e aqui percebo o quanto isso é importante e necessário”, disse, ressaltando que não precisa ser muito tempo, mas que seja um momento de qualidade. “Foi o que a oficina nos levou a refletir”, disse.
A servidora Dayane Borges, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Recanto Infantil, também levou para o evento os dois filhos, Luís Arthur e Ana Kesia, que se divertiram a tarde inteira. Para Dayane, a oficina foi um excelente momento de aproximação entre ela e seus filhos. “Eu tirei o dia para estar com eles. Quase não tenho tempo, e essa programação de veio na hora certa.”
Programação
A programação da Semana da
Supermãe Servidora teve início na segunda-feira, 07, com a oficina de “Nutrição
Consciente e Inteligente”. Ao longo da semana, também foram realizadas as
oficinas: “O Segredo das Mães Felizes: Conciliando Trabalho e Maternidade”, de
“Arteterapia: Autoconhecimento, Autoestima e Valorização do Papel de
Mulher-Mãe”, e de “Primeiros Socorros: Um Guia Prático Para as Mães”.