Campanha ‘Foco nas Infâncias Invisibilizadas’ promove conscientização e combate ao trabalho infantil
Ações foram realizadas em áreas comerciais, praias, feiras, equipamentos públicos e escolas de Palmas
Durante os meses de outubro e novembro de 2024 a coordenação das Ações Estratégicas para Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) de Palmas realizou a Campanha ‘Foco nas Infâncias Invisibilizadas’ e abordou a comunidade palmense sobre a exploração do trabalho infantil em diversos pontos turísticos e comerciais da Capital. O foco principal da ação é promover o enfrentamento ao trabalho infantil e encorajar as pessoas a denunciar a prática.
De acordo com a coordenadora do Aepeti, Sônia Maria Lopes, a equipe realizou palestras, abordagens, distribuição de panfletos, entrega de materiais lúdicos e apresentação de teatro, marionetes e personagens para facilitar a compreensão das crianças e da comunidade. “Durante as abordagens, a receptividade das crianças e dos adultos nos surpreendeu bastante, de forma positiva. Pudemos falar sobre canais de denúncia, programas sociais e atendimentos ofertados no município que podem ajudar as famílias a ter alternativas de renda que não sejam o trabalho infantil”, disse Lopes.
De acordo com a diretora de Proteção Social Especial, Marlucy Albuquerque, o enfrentamento ao trabalho infantil é realizado de forma transversal durante todo ano, com abordagens nas ações nas escolas, em grandes eventos como o Festival Gastronômico, temporada de praias, eventos esportivos, áreas comerciais e shows. “Trabalhamos em rede com parceiros como os conselheiros tutelares, os Centros de Referência de Assitência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), escolas e outros”, disse.
A diretora ainda revelou que está sendo instituído um Comitê Municipal Intersetorial para trabalhar essa temática com representantes do Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Polícia Militar e Delegacia Especializada, Defensoria Pública, Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) e Senac.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Secom Palmas