Casa da Mulher Brasileira recebe visita técnica do Ministério das Mulheres
Entrega da obra está prevista para o final deste ano e será o maior equipamento de acolhimento do Tocantins
Representantes do Ministério das Mulheres visitaram, na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, a obra da Casa da Mulher Brasileira, que está em fase de conclusão, com a inauguração prevista para o final deste ano de 2024. Na terça-feira, 15 de outubro, a equipe se reuniu com a prefeita Cinthia Ribeiro para últimos ajustes.
A titular da Secretaria Municipal da Mulher, Fernanda Pitaluga, recebeu os visitantes, apresentou as repartições e o funcionamento da casa e ressaltou a importância da comunicação entre os órgãos para garantir a funcionalidade 24 horas. “A Casa da Mulher Brasileira será o maior equipamento completo de política pública voltada para as mulheres do Tocantins. Esta visita é importante para que os órgãos ajudem nos ajustes de suas salas, do espaço de cada um para o pleno funcionamento da casa.”
Presente na visita técnica, a secretária da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres (Senev), do Ministério das Mulheres, Denise Motta Dau, parabenizou a equipe de construção. “Houve muito compromisso por parte dos responsáveis, algumas vezes há problemas em obras e elas demoram, mas esta não, um ano e meio e ela já está ficando pronta.”
Também estiveram presentes representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário e de órgãos que fazem parte do corpo de funcionários da casa e que serão os responsáveis por acolher e acompanhar as mulheres durante a etapa inicial dos processos.
A casa terá todos os equipamentos necessários para auxiliar a mulher vítima de violência, ofertando serviços como triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças – brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes, assim como terão os serviços de delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.
Texto: Secom Palmas
Edição: Secom Palmas