Novo equipamento público de proteção à mulher foi entregue na manhã desta quarta-feira, 18 – Foto: Francisco Barros / Secom Palmas
Acolhimento
18 dezembro 2024 às 14:01

Casa da Mulher Brasileira reforça rede de apoio e enfrentamento à violência contra mulheres em Palmas

Equipamento foi entregue à população na manhã desta quarta-feira, 18, pela prefeita Cinthia Ribeiro

“Tenho muito orgulho em entregar esse equipamento hoje. Projeto idealizado por uma mulher presidente – Dilma Rousseff – e hoje entregue por uma mulher prefeita. Cenário que reforça ainda mais a importância das mulheres na política para garantir mais ações de proteção e defesa dos mais vulneráveis”, destacou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na manhã desta quarta-feira, 18, na entrega da obra da Casa da Mulher Brasileira (CMB). A cerimônia contou com a participação da secretária nacional de Enfrentamento a Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau, representando a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, e demais representantes das instituições parceiras.

Resultado da parceria entre o Município e o governo federal, a obra foi executada por meio do Gabinete da Prefeita e das secretarias municipais da Mulher (Semup) e de Políticas Sociais e Igualdade Racial (Sempsir) e integrará, no mesmo espaço, serviços especializados como: acolhimento e triagem, apoio psicossocial, juizado, delegacia, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado com as crianças/brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes. 

“A Casa da Mulher Brasileira faz parte do Programa Mulher Viver sem Violência e é a porta de entrada para os serviços especializados de enfrentamento à violência contra as mulheres. Busca garantir atendimento multiprofissional a essas mulheres de forma humanizada e integrada com diversos entes que compõem a rede de enfrentamento à violência”, destacou a representante do Ministério da Mulher, Denise Motta Dau.

A CMB 

A Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Palmas recebeu investimento inicial de R$ 6,4 milhões e quando entrar em funcionamento deve ofertar serviços de triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, cuidado com as crianças, dentre outros. 

“Com esta obra, Palmas avança ainda mais na defesa das mulheres, pois já contamos com a Secretaria da Mulher, com o Centro de Referência da Mulher Flor de Lis e também com a Casa Abrigo da Mulher, coordenada pela Sempsir”, acrescentou Cinthia Ribeiro agradecendo o empenho das secretárias Ana Paula Lage e Fernanda Halum Pitaluga e suas equipes.

 

Texto: Eliene Campelo

Edição: Secom Palmas