Apresentação da série teve sua estreia no dia 22 de março, no Canto das Artes, em Taquaruçu – Foto: Divulgação
Cinema
11 abril 2025 às 16:11

Cine Cultura Sala Sinhozinho exibe animação sobre cultura palmense nesta sexta, 11

Projeto foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com gestão da Fundação Cultural de Palmas, e visa fortalecer a produção artística local

A animação ‘As Aventuras de Cisco e Pisco em Palmas’, criada pelo artista visual Adriano Alves, o Adrians, terá uma exibição especial gratuita nesta sexta-feira, 11, às 19 horas, no Cine Cultura ‘Sala Sinhozinho’, mantido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas. O cinema está localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. 

A série, composta por três episódios de cerca de três minutos cada, apresenta de forma leve e criativa as belezas naturais e os elementos culturais da capital do Tocantins. Segundo Adriano Alves, a produção é mais do que entretenimento – é um reflexo da alma da cidade. “Este trabalho é uma celebração da nossa cultura e identidade. A produção abrange públicos de todas as idades e desperta o sentimento de pertencimento à nossa cidade”, afirma o artista.

Protagonizada pelos personagens Cisco e Pisco, globos oculares que representam diferentes visões sobre a cidade, a obra conduz os espectadores por uma jornada visual cheia de significado. Cisco é um turista de olhos verdes, curioso e explorador, enquanto Pisco, com olhos castanhos, é um morador mais introspectivo. Juntos, eles revelam uma Palmas encantadora e cheia de histórias.

Fomento

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com gestão da Fundação Cultural de Palmas (FCP), e visa fortalecer a produção artística local, além de ampliar o acesso à cultura e fomentar a economia criativa da região. 

A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, enfatiza que “a animação é um produto audiovisual que traz um cenário criativo lúdico com personagens inéditos e as aventuras contam histórias que ressaltam Palmas, revelando a potencialidade do artista visual Adriano Alves e importância do fomento à cultura local”

Circulação

A exibição da animação no centro da Capital dá continuidade à apresentação da série, que teve sua estreia no dia 22 de março, no Canto das Artes, no distrito de Taquaruçu. O evento de lançamento foi bem recebido pelo público local e marcou o início do circuito de exibições da obra.

Além da exibição, o projeto inclui ações educativas e recursos de acessibilidade, como legendas e tradução em libras, permitindo que pessoas com deficiência auditiva e deficiência visual também possam aproveitar o conteúdo.

Texto: Secom Palmas

Edição: Iara Cruz