Controle de Tráfego garante segurança dos usuários nas vias da Capital
Em Palmas agentes regulam fluxo de veículos com eficiência priorizando veículos de emergência
O Controle de Tráfego garante a segurança dos usuários da via, incluindo pedestres, motoristas e passageiros, em diferentes situações, ele organiza e regulamenta o fluxo de veículos para evitar congestionamentos e melhorar a eficiência no trânsito.
Além de facilitar a mobilidade urbana, melhora a acessibilidade e inclusão de pedestres e pessoas com deficiência, sendo que é priorizada a circulação de veículos de emergência, como ambulância e viaturas policiais.
Em Palmas, os agentes de Trânsito realizam diariamente o Controle de Tráfego em diversas situações, como locais em que há ocorrência de acidentes de trânsito, saídas de escolas, faixas de pedestres, corridas, maratonas, manifestações, retirada de animais da via, obras em vias públicas, escoltas, e realização de grandes eventos, como Capital da Fé, Réveillon, Festival Gastronômico de Taquaruçu, e shows particulares, dentre outras.
De acordo com a agente de Trânsito, Cleis Souza, já aconteceram situações inusitadas que exigiram atuação dos agentes. “Em uma ocasião nós fizemos o controle de tráfego na avenida que dá acesso ao Aeroporto de Palmas, para que uma cobra completasse a travessia da via”, disse.
Já o agente de Trânsito, Hugle Carneiro, viveu uma experiência nova, ao ter que realizar a parada de veículos enquanto um cachorro atravessava uma faixa de pedestre na Avenida NS-04.
Enquanto que a agente de Trânsito, Elisângela Resplandes, se deparou com uma família de capivaras que estavam no canteiro central da Avenida Teotônio Segurado, próximo ao Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. “Tivemos que parar o trânsito para que as capivaras fizessem a travessia da via”, comentou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), o Controle de Tráfego pode ser solicitado pelo cidadão pelo telefone 153 ou 190, no momento de um acidente de trânsito, e com antecedência na realização de um evento em via pública como maratonas, corridas, interdição de rua, ou até mesmo na construção ou intervenção em uma obra pública que possa atrapalhar o fluxo de veículos na via.
Texto: Márcio Greick/Secom Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas