Curso de Capacitação em Lian Gong visa ampliar práticas de saúde pública em Palmas
Projeto visa aumentar o acesso a práticas corporais e incentivar modos de vida saudáveis
A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) concluiu, na última quinta-feira, 24, o curso de capacitação em Lian Gong em 18 Terapias. A prática, reconhecida pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, foi orientada pela Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CTDANT) e executada pelo fisioterapeuta Tiago Veloso Neves. A formação incluiu aulas teóricas e práticas, com o uso de multimídia, voltadas à aplicação da técnica em unidades de saúde e Grupos de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT). A programação, iniciada na terça-feira, 22, contou com a participação de profissionais da Saúde que buscam expandir essas práticas na rede pública.
O principal objetivo do curso é capacitar profissionais para implantar e expandir o Programa Lian Gong, uma prática chinesa baseada em exercícios físicos voltados para o alívio da dor e prevenção de doenças. O projeto visa aumentar o acesso a práticas corporais e incentivar modos de vida saudáveis, com foco em pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). “O propósito é formar profissionais que possam aplicar essa abordagem em nossa rede de saúde, seja em atendimentos individuais ou em grupos, oferecendo o serviço tanto nas unidades de saúde quanto em espaços públicos”, explica Tiago Veloso Neves.
Desde 2010, o curso busca integrar profissionais de Educação Física, saúde do GATT, CTDANT e Promoção da Saúde, promovendo a inclusão dessas práticas nos atendimentos. “Nosso público-alvo inclui todos que precisam se movimentar mais, pessoas que sentem dores, têm dificuldades respiratórias ou são afetadas pelo sedentarismo”, destaca Tiago.
Texto: Adryelli Israel – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Secom Palmas