Curso de técnicas de Redação Oficial capacita servidores de Palmas
Formação busca aprimorar clareza e padronização dos documentos oficiais para alinhar com normas da Presidência da República
Com o objetivo de aprimorar a qualificação dos servidores públicos, o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM) ofereceu o curso ‘Redação de Documentos Oficiais’ nos dias 6, 8, 11, 13 e 14 de novembro, para agentes do município de Palmas.
Durante o curso, os servidores tiveram acesso aos conteúdos práticos sobre a redação oficial no serviço público, incluindo seus princípios e características, a quem se destina, os padrões éticos e administrativos necessários, além das regras para facilitar o entendimento dos textos oficiais.
A capacitação discutiu padrões éticos e administrativos necessários para a elaboração de documentos que refletem a responsabilidade pública. “O curso é uma oportunidade para qualificação nas comunicações oficiais que são redigidas todos os dias por nós servidores. Ao aperfeiçoarmos as técnicas de escrita e redação, conseguimos uma comunicação mais efetiva entre órgãos. Às vezes, temos um vício na linguagem ou na forma de redigir. E durante o curso, nós tivemos a oportunidade de aumentar os conhecimentos sobre a importância da padronização dessas formas de escrita”, conta o servidor da Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários (Semaf), Kawê Marinho, presente na formação.
Instruído pela servidora pública Joana Paula Martins Vieira Carvalho, graduada em letras/português e literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), o curso envolveu os alunos com dinâmicas em grupo e orientou no procedimento de diferentes tipos de textos oficiais.
“Para que o curso seja mais tranquilo, utilizamos metodologias ativas, como grupos de observação e grupos de verbalização e aprendizagem baseada em projetos, que é o que nós fizemos. Ao final do curso a turma produziu um manual de redação e outras metodologias ativas para deixar a aula mais dinâmica, mais descontraída. Encerramos com a elaboração de uma paródia, relatando o que eles aprenderam aqui no curso”, explica a instrutora.
Texto: Loara Tomaz – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Secom Palmas