Dia Mundial da Higienização das Mãos: a importância da limpeza adequada para prevenir doenças
Diretora da vigilância em saúde dá dicas de como se prevenir de doenças que podem ser transmitidas pelas mãos
Nesta sexta-feira, dia 5 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Higienização das Mãos, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas reforça a importância dos cuidados necessários para evitar possíveis infecções decorrentes da higienização inadequada das mãos.
A diretora da Vigilância em Saúde da Semus, Meire Silva Pereira, enfatiza que a higienização das mãos deve ser realizada em qualquer ocasião, por profissionais de saúde e população em geral. Segundo Meire, esse cuidado é fundamental para prevenir a transmissão de doenças e manter a saúde em dia. "As mãos são uma das principais vias de microorganismos que causam infecções, por isso devemos mantê-las limpas e higienizadas", explica.
Meire conta que apesar de ser um ato simples, lavar as mãos é de grande importância na prevenção de doenças. “Para uma higienização adequada das mãos, é necessário utilizar água corrente e sabão, esfregar bem as mãos e dedos por 30 a 60 segundos e enxaguar em seguida”.
Outros cuidados
A Semus informa que quando não houver a possibilidade de lavar as mãos com água e sabão o usuário deve higienizar com álcool em gel 70% para garantir sua eficácia. A higienização das mãos deve ser constante. A prevenção de doenças começa com hábitos simples e diários como a higienização das mãos.