15 março 2022 às 11:38

Dia Mundial do Consumidor: Palmas conta com Procon Municipal que registrou mais de 620 atendimentos em 2021

Data comemorada nesta terça, 15 de março, reforça as tratativas do Código de Defesa do Consumidor

Neste dia 15 de março é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Em Palmas, o órgão com a atribuição diária de esclarecer, conscientizar, educar e informar aos cidadãos sobre seus direitos e deveres, enquanto consumidores, é o Procon Municipal de Palmas, que no ano de 2021 registrou 623 atendimentos. Os serviços que mais geraram reclamações foram aqueles ofertados pelas empresas de telefonia celular, e em seguida, dos serviços da companhia de saneamento básico.

De acordo com o secretário-executivo de Defesa do Consumidor do Procon Municipal de Palmas, Dulcélio Stival, o Dia Mundial do Consumidor é uma data importante para reforçar as tratativas contidas no Código de Defesa do Consumidor do país, que é referência para todo o mundo. 

Procon Municipal

Quem procurou ajuda do órgão após indicação de amigos que tiveram seus problemas resolvidos, foi a estudante de enfermagem, Kallyta Silva: "Estive no Procon após o banco cobrar taxas as quais eu não tinha autorizado. Prontamente fui atendida e fizeram a intermediação da minha solicitação. Sai com meu problema resolvido e ainda aprendi um pouco mais quais são meus direitos".

A vendedora Maria Eduarda Coutinho Teixeira, também buscou ajuda no órgão para solucionar o problema que sua mãe estava tendo com uma editora de revistas. “Minha mãe estava descrente, pois já tinha tentando resolver o problema e não obteve sucesso. Pagou para receber revistas mensalmente e recebeu apenas um exemplar, eu insisti e disse que o Procon poderia nos ajudar. Buscamos ajuda no órgão e finalmente conseguimos resolver o problema”, destacou.

 

Dia Mundial do Consumidor

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, pela primeira vez, em 15 de março de 1962.  A data foi escolhida após o discurso do então presidente dos EUA, John Kennedy, que disse que todo consumidor tinha direito, essencialmente, à segurança, à informação, à escolha e de ser ouvido. Após isso ocorreram debates em vários países e estudos sobre o assunto, o que fez com que a data fosse considerada um marco na defesa dos direitos dos consumidores.