Educação capacita servidores para utilizarem Plataforma Digital Vínculo App
Treinamento é destinado para equipes gestoras, professores das salas de recursos, bem como educadores que atuam diretamente com alunos com necessidades especiais
Buscando fortalecer mais ainda a educação inclusiva e promover o desenvolvimento integral das crianças com necessidades especiais, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) vem realizando uma série de formações com os educadores que atuam nas unidades educacionais da Capital. Para isso, a Semed promove nesta quarta, 30, e quinta-feira, 31, uma nova etapa de capacitações que serão realizadas na Escola de Formação Permanente da Educação de Palmas (EFPEP), e também em algumas unidades educacionais da rede.
As formações destinadas tanto para as equipes gestoras, quanto para os professores das salas de recursos, bem como educadores que atuam diretamente com alunos com necessidades especiais serão ministradas por profissionais da Plataforma Digital de Educação Inclusiva ‘VínculoApp’ e terá como foco a utilização eficiente da ferramenta educacional apresentando uma abordagem prática alinhada às necessidades das unidades educacionais, no atendimento e desenvolvimento dos alunos, incluindo, as crianças com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades, criando assim, uma conexão sólida entre escola, família e aluno.
Nesta quinta-feira, 31, estão programadas atividades no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carrossel, na Escola Municipal Darcy Ribeiro e na Escola Municipal Henrique Talone, com os professores que atuam diretamente em sala de aula com alunos especiais.
Capacitação que faz a diferença
Essa iniciativa busca preparar os profissionais para utilizarem ao máximo as ferramentas tecnológicas disponíveis, tornando a educação ainda mais inclusiva e participativa. O objetivo é garantir que cada criança, independentemente de suas necessidades, receba a atenção e o suporte necessários para seu desenvolvimento integral.
Com essa formação estratégica, baseada nos pilares de avaliar, monitorar, organizar e desenvolver, Palmas reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade. A expectativa é que o uso da plataforma otimize o trabalho dos educadores, fortaleça o vínculo entre escola e família e proporcione uma experiência pedagógica diferenciada para toda a comunidade escolar.
Educação personalizada e inclusiva
A Vínculo App destaca-se por oferecer recursos pedagógicos adaptados e ferramentas específicas para a educação especial, como pranchas de Comunicação Alternativa (CAA), audiolivros, fontes adaptadas e exercícios de estimulação cognitiva. A plataforma também facilita a criação de Planos Educacionais Individualizados (PEI) e Planos de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), garantindo que o aprendizado seja inclusivo e eficaz. Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a tecnologia coloca o estudante como protagonista do processo educativo e oferece suporte tanto para o desenvolvimento acadêmico quanto emocional dos alunos.
Texto: Redação Semed
Edição: Denis Rocha/Secom