Educação de Palmas realiza eleição para diretores escolares
Votação teve início nesta quarta-feira, 18, nas 82 unidades da rede municipal de ensino
Teve início na manhã desta quarta-feira, 18, a votação para escolha dos diretores escolares das 82 unidades educacionais da rede municipal de ensino da Capital. Os eleitores aptos a votar no processo seletivo misto têm até as 17 horas para se dirigir às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolher seus candidatos.
Na Escola Municipal Anne Frank, localizada na Arne 14 (110 Norte), cerca de 1.320 eleitores, entre alunos, pais, responsáveis e servidores efetivos, estão aptos a votar. Um dos eleitores é João Fábio Carvalho de Sousa, 15 anos, aluno do 9º ano do ensino fundamental, que fez questão de exercer seu direito a voto porque considera importante participar do processo de escolha do diretor da sua escola. “Vim votar porque será a partir da escolha dos alunos que estudam aqui, que será escolhida a pessoa para gerenciar nossa escola”, afirmou, acrescentando que fez questão de conhecer as propostas das duas candidatas para poder fazer uma escolha consciente. “Uma delas eu já conheço porque trabalha como orientadora da escola há muito tempo, e a outra candidata se apresentou para nós mostrando um pouco da sua vida profissional e, a partir disso, fiz minha escolha”, completou.
A candidata a diretora da Escola Municipal Anne Frank, Welma Sousa, ressaltou a importância do processo eleitoral. “Esse é um processo democrático que veio para fortalecer a comunidade escolar. Não é apenas a escolha de um nome para diretor, é a importância de dar voz àqueles que realmente importam, que são os alunos e toda a comunidade escolar”, disse.
Welma conta que escolheu a Anne Frank por ser uma escola com uma comunidade escolar muito atuante, com grande participação das famílias e servidores. “Aqui, quero colocar em prática todas as vivências e metodologias que adquiri ao longo da minha vida profissional”, explicou.
Selma Souza, que também concorre à vaga de diretora da Escola Anne Frank, disse que, independentemente do resultado da votação, participar do processo eleitoral foi muito válido porque aprendeu muito. “Estou felicíssima com essa oportunidade de aprender cada vez mais. Eu me desafiei, fiz um plano de gestão e tive que apresentar para uma banca avaliadora. Para mim, a gestão será de muito aprendizado”, declarou.
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amâncio José de Moraes, localizado na Arse 22 (206 Sul), cerca de 490 eleitores, entre pais/responsáveis e servidores efetivos, devem escolher entre as cinco candidatas que disputam o cargo de diretora da unidade educacional.
Alcides Sobrinho Fernandes, cuja filha de 5 anos estuda no Cmei, destacou a importância de todos participarem da votação. “Quero escolher uma pessoa que já conheço para ser diretora da escola da minha filha, uma pessoa que vai tomar conta e organizar as coisas. Eu votei na pessoa que está aqui desde quando minha filha entrou aqui. Votei na pessoa que considero muito responsável”, afirmou.
Abadia Gonçalves, que trabalha no Cmei Amâncio há mais de 8 anos, conta que, desde que entrou na educação municipal, esta é a primeira vez que acontece um processo eleitoral para escolha de diretor. “Há muitos anos que nós esperávamos essa eleição acontecer para termos uma votação democrática, na qual todos os servidores pudessem votar e escolher o gestor da unidade”, declarou.
Texto: Semed Palmas
Edição: Secom Palmas