Educação recebe técnicos da Unicef para alinhar trabalho de busca ativa escolar em Palmas
Encontro visa implementação da ferramenta tecnológica de acompanhamento da evasão escolar
A secretária-executiva pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Cícera Mota, e os técnicos que compõem a equipe do Comitê de Busca Ativa Escolar, receberam na tarde desta quinta-feira, 12, a visita dos representantes da Consultora H&P, que atua como parceira da Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O encontro foi para alinhar sobre a implementação da ferramenta tecnológica de acompanhamento dos casos de evasão escolar.
De acordo com a equipe da Consultora H&P a intenção da visita é avaliar o que tem sido feito na rede municipal de ensino da Capital e também apoiar nas estratégias para identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Ainda conforme a consultoria, por meio da Busca Ativa Escolar, o município terá dados concretos que irão possibilitar melhor planejamento das ações, além de desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos das crianças e adolescentes.
Durante o encontro, os membros do comitê aproveitaram para reforçar sobre a importância da ferramenta Busca Ativa Escolar que compila e cruza os dados com outros municípios em todo território nacional. “Observamos a efetividade da ferramenta, por lá conseguimos acompanhar as crianças e adolescentes ao longo de três anos, o que auxilia no monitoramento por parte da equipe técnica da Educação e as equipes das escolas que atuam de forma mais precisa e ativa na garantia de direitos, principalmente de acesso e permanência na educação”, comentou a educadora e técnica da Semed, Tatiana Martins.
O trabalho da Busca Ativa Escolar em Palmas reúne representantes de diferentes áreas, dentre elas, a educação, saúde, assistência social, planejamento entre outras áreas. Conforme a secretária, Cícera Mota, a rede de ensino da Capital vem se fortalecendo com apoio da gestão, que envolve todas as áreas estratégicas, a rede de proteção. “Na Semed temos profissionais com papéis específicos, que atuam desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, (re)matrícula e permanência na escola”, citou a gestora.
Como funciona a ferramenta
Todo o processo é acompanhado pela ferramenta tecnológica, que funciona como um grande banco de dados que facilita a comunicação entre as áreas, armazena dados importantes sobre cada caso acompanhado e apoia na gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou no estado. A ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo, como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para facilitar o uso dos profissionais que não têm acesso a dispositivos móveis.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Texto: Redação Semed Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas