Entrega de prêmios e plantio de mudas finaliza Semana da Preservação Ambiental no Morada do Sol III
Foi realizado na manhã desta sexta-feira, 27, a entrega dos prêmios do Concurso da Semana Ambiental, no Setor Morada do Sol III. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah) e construtora M&V Construção e Incorporação Ltda. Além dos prêmios cerca de 800 mudas foram plantadas no entorno do Córrego Cipó.
A entrega dos prêmios e o plantio das mudas finalizou a programação de uma semana de palestras e oficinas sobre conscientização ambiental e sobre a preservação do Córrego Cipó, que corta o local. Os alunos das escolas: Municipal Maria Rosa, Estadual Vale do Sol e do CEM de Taquaralto participaram do projeto.
A gerente de Educação Ambiental e Projetos da Sedumah, Sílvia Cecília, destacou que o projeto é importante para despertar a consciência ambiental na comunidade. “O projeto traz para a comunidade a importância da habitação, mas que elas também têm que preservar o ambiente que elas vivem, e o Córrego Cipó.”, disse.
Para a gerente da Sedumah, o trabalho ambiental sensibilizou a comunidade, que segundo ela, já possui uma associação de jovens em prol do meio ambiente e vem desenvolvendo vários projetos. “Outro ponto foi a conscientização do empreendedor, a construtora se sensibilizou a causa”, finalizou Sílvia Cecília.
Bons resultados
Ingrid Parente, 13 anos, aluna do 8° ano da Escola Municipal Maria Rosa, ganhou uma bicicleta como premiação de primeiro lugar no concurso de redação. Para ela, o projetou ajudou a despertar a conscientização ambiental nos alunos. “Achei bastante legal, ajudou muito na conscientização, boa parte dos alunos não conhecia nada de preservação. Na minha redação eu falei dos impactos ambientais, eu moro aqui desde que nasci e não conhecia o córrego”, disse a aluna.
A orientadora educacional da Escola Municipal Maria Rosa, Cristina Ribeiro, também ressaltou que o trabalho conscientizou os alunos e já começa a surtir efeito na escola. “A gente agradece muito e admira a iniciativa da Secretaria e da empresa em conscientizar os alunos. Com certeza surtiu efeitos, eles tiveram toda a semana de conscientização, na forma de teatro e palestras. Mudanças já começaram na escola, os alunos estão mudando sobre o recolhimento do lixo e da preservação”, disse a professora.
Construtora ressalta parceria com a Sedumah
Vitor Alexandre, engenheiro e um dos sócios da M&V construtora, destacou a parceria da Sedumah na realização do projeto. “Este é um projeto ambiental e social que está além do Plano de Recuperação de Área Degradada – Prad, onde recebemos todo apoio da Sedumah, que nos ajudou, cedendo técnicos e nós dando suporte”, disse. Para Vitor Alexandre o processo de conscientização ambiental é lento e precisar ser feito principalmente com as crianças que estão em formação, “as crianças são semeadores”.
Resultado do Concurso da Semana de Preservação Ambiental
Categoria Desenho, alunos do primeiro a 5° ano
1° Lugar – Ketila Lorrany Souza Pereira, aluna do 4° ano Escola Estadual Vale do Sol, ganhou uma bicicleta.
2° Lugar – Ezequiel Batista, aluno da Escola Municipal Maria Rosa, ganhou um MP3
3° Lugar – Diogo de Souza Silva, aluno da Escola Estadual Vale do Sol, ganhou um aquário com um peixe beta
Categoria Redação, alunos do 6° ao 9° ano
1° Lugar – Ingrid Parente, aluna do 8e ano da Escola Municipal Maria Rosa, ganhou uma bicicleta
2° Lugar – Janielly Rocha, aluna da Escola Estadual Vale do Sol, ganhou um MP3
3° Lugar – Verônica Rodrigues, aluna da Escola Municipal Maria Rosa, ganhou um aquário com um peixe beta