Equipe de basquete da Escola Maria Júlia participa dos Jogos Escolares Brasileiros
Competição reúne jovens de todas as regiões do Brasil disputando em 17 modalidades
As equipes masculina e feminina de basquete da Escola Municipal Maria Júlia, no Jardim Aureny III, participam até o dia 5 de novembro dos Jogos Escolares Brasileiros, que reúnem quase 6 mil estudantes-atletas de 12 a 14 anos, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na capital fluminense. Desde quarta, 27, jovens de todas as regiões do Brasil estão tendo a primeira oportunidade de disputar uma competição nacional de grande porte, divididos em 17 modalidades.
As duas equipes garantiram a participação no evento de abrangência nacional ao conquistar o segundo lugar nos Jogos Escolares do Tocantins, em 2020. Compostas por alunos do 6º ano 9º ano, as equipes participam desde 2018 e já obtiveram grandes conquistas. O professor de educação física Adriano Morais é o técnico da equipe feminina, e conta com a auxiliar técnica Caroline Gimenez. A equipe masculina treina sob a orientação de Carlos Henrique Klein e Marley Ferreira Milhomem.
Para o técnico Adriano Moraes, retornar aos treinos após um ano e meio parado em função da pandemia é um motivo de felicidade, ainda mais por propiciar aos jovens a participação em um evento nacional. “Queremos que essa oportunidade se transforme em motivação para que esses jovens atletas possam se dedicar e se preparar para novos desafios”, considera.
Destaque na equipe masculina, Rogério Teixeira Andrade revela que a emoção em participar de um campeonato nacional é muito grande. “Vou aprender muitas coisas nesse campeonato, nessa viagem. Foi uma boa ideia fazer os jogos em um local onde tantos atletas famosos já competiram. Ganhando ou perdendo, já sou vitorioso”, comemora. Da equipe feminina, Larah Kauanny também está muito feliz. “Estou muito animada com essa oportunidade que estamos tendo, vai ser uma experiência incrível que jamais irei esquecer”, finaliza.
Basquete na Escola Maria Júlia
O trabalho com o basquete na Escola Municipal Maria Júlia teve início em 2017. Já em 2018, a escola foi a representante do Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), no basquete masculino e feminino, quando a equipe masculina conquistou o segundo lugar na fase eliminatória em Manaus (AM). A boa classificação credenciou a equipe a jogar a fase final em Natal (RN). Era a única equipe oriunda de rede pública de ensino entre as 12 classificadas para a fase final.