Escola Luiz Nunes realiza desfile cívico em Buritirana
A Escola Municipal Rural de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira realizou um desfile cívico na última segunda-feira, 06, na região de Buritirana, com o tema “Palmas a Princesinha do Brasil”.
Prestigiaram o evento o Prefeito de Palmas, Raul Filho, o Secretário Municipal da Educação, Danilo de Melo, bem como demais autoridades convidadas e toda a comunidade de Buritirana e região.
No desfile 370 alunos, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, foram divididos em pelotões e caracterizados para representar cada estrofe da “Canção de Amor Palmas” de Braguinha Barroso e Neusinha Bahia.
A escolha do tema, de acordo com Suiany de Sousa Costa, diretora da escola, foi para que os alunos e os próprios educadores pudessem pesquisar e saber um pouco mais sobre a história de Palmas, “nós [professores] descobrimos juntamente com os alunos coisas fantásticas que não sabíamos”, explica Suiany.
Para Cláudia Núbia de Queiroz, moradora de Buritirana há 6 anos, o evento realizado pela escola é muito importante, “acho bonito e legal porque envolve toda a comunidade” disse Cláudia.
Este é o terceiro ano em que a escola realiza desfile na região de Buritirana, com o objetivo de mostrar para a comunidade as apresentações que serão realizadas no 07 de setembro na capital. O desfile cívico foi acompanhado pelas melodias da Fanfarra da escola, que fundada em 2009 foi denominada Fannunes.
Apresentações
O desfile contou com apresentações de oficinas curriculares como hora do conto, grupo de dança, teatro, pintura, rabeca (instrumento de cordas), coral, técnicas agrícolas, ginástica rítmica, baliza e iniciação esportiva.
Além do pelotão formado com as seis estrofes da “Canção de Amor a Palmas”, se apresentaram pelotões coreográficos, alunos do Projovem (ensino médico), alunos representando os imigrantes brasileiros, alunos representando todos os prefeitos da capital, todos os governadores, estados brasileiros, pontos turísticos e uma maquete da praça dos girassóis, considerada a maior praça pública das Américas.
Práticas Inovadoras
Recentemente a experiência da escola foi tema de reportagem na revista nacional Escola Pública, o motivo foi o desenvolvimento, desde 2008, do projeto Conhecendo o Aluno que tem o objetivo de fazer com que a escola conheça a realidade de cada aluno.
Como a escola atende alunos da região de Buritirana, de Santa Teresa, de Lagoa do Tocantins e dos Projetos de Assentamentos (PA) Sítio e Entre Rios, a evasão escolar era muito grande e havia pouca participação dos pais e da comunidade escolar.
Com esse projeto a escola Luiz Nunes conseguiu mudar esse quadro, “como são alunos oriundos de fazendas e assentamentos, foi realizado o projeto para que nós conhecêssemos a realidade desses alunos, que até então não conhecíamos, com isso, os pais tornaram-se mais presentes na escola e diminuímos muito a evasão escolar”, afirmou a diretora da escola.
Foi em 2008, que a Prefeitura de Palmas autorizou a escola a oferecer educação em tempo integral, desde então a experiência da unidade educacional vem sendo destaque em diversos fóruns de educação e na própria comunidade.