
Escolas municipais têm até o dia 17 de março para realizar inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática
As provas da 1ª fase da olimpíada serão aplicadas no dia 3 de junho.
As inscrições para a 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) estão abertas e seguem até o dia 17 de março. As escolas interessadas em participar da competição devem efetivar as inscrições dos alunos exclusivamente por meio do site da OBMEP. As provas da 1ª fase da olimpíada serão aplicadas no dia 3 de junho.
A OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e de escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, de todo o território brasileiro.
A competição é realizada em duas fases. A primeira, na própria escola, terá as provas aplicadas em 3 de junho. Os estudantes com melhor desempenho na 1ª fase estarão classificados para a 2ª fase, que terá provas discursivas aplicadas em 25 de outubro.
A 20ª edição da OBMEP distribuirá 8.450 medalhas sendo: 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 mil de bronze. 51 mil estudantes receberão certificado de menção honrosa. Os medalhistas terão o direito de participar, no próximo ano, do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa.
Homenagem aos professores
A novidade da edição 2025 é que para homenagear os docentes, que são fundamentais para a formação dos alunos, os professores premiados vão ganhar, além do diploma e do livro de apoio, uma medalha de ouro especial. Os professores premiados vão concorrer ainda a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert, um evento educacional que reúne alunos do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio para uma imersão matemática, incluindo aulas, palestras e desafios, sem custos para os participantes.
Sobre a OBMEP
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possam ter acesso à material didático de qualidade.
Texto: Iolete Marques/Semed
Edição: Mariana Ferreira/Secom