Centro de Criatividade
12 novembro 2024 às 13:28

Espetáculo ‘Rua dos Cataventos’ emociona público na abertura da Mostra Artística 2024

Projeto Casulo visa resgatar a cultura tradicional e popular, incluindo danças de roda, catira, xaxado, baião, dentre outras manifestações culturais

Os jovens artistas do Projeto Casulo, promovido pelo Centro de Criatividade em Taquaruçu, desceram a serra nesta segunda-feira, 11, com a missão de encantar o público da Capital na estreia do espetáculo ‘Rua dos Cataventos’. Após 50 minutos de apresentação no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, o objetivo foi cumprido com sucesso.

A apresentação, que abriu a Mostra Artística do Centro de Criatividade, emocionou o público e marcou a estreia de muitos jovens no palco. “É muito lindo ver tanta expressividade. As crianças brilharam e transmitiram bem a mensagem de que precisamos cuidar uns dos outros”, comentou a professora Maria Ângela de Souza.

No espetáculo, o elenco, composto em grande parte por crianças, retrata a rotina e os desafios da vida de moradores de rua em uma produção cênico-musical que utiliza poesia, dança, canto e interpretação para abordar temas fortes e sensíveis.

Louíse Nunes, de 12 anos, que integra o elenco,  contou que o projeto a ajudou a vencer a timidez. “É muito legal participar. Tem teatro, música, dança, então você pode se identificar com um deles e continuar fazendo o que gosta. Eu era muito tímida, agora já não sou mais”, destacou.

“Hoje foi maravilhoso. Ver a cultura brotar em um lugar pequeno, às vezes desacreditado, me emocionou muito. Eu vi vários ensaios, mas a apresentação de hoje me surpreendeu. A competência do professor Felipe Trindade em guiar essas crianças no palco foi perfeita”, concluiu Núria Nunes, mãe de Louíse.

Projeto Casulo

Realizado na Casa de Cultura Professora Maria dos Reis, polo do Centro de Criatividade da FCP em Taquaruçu, sob a orientação do professor Felipe Trindade, o projeto Casulo visa resgatar a cultura tradicional e popular, incluindo danças de roda, coco, catira, cavalo marinho, xaxado, baião, entre outras manifestações culturais. Com aproximadamente 60 alunos, o projeto é dividido em três fases: Casulo 1 (crianças), Casulo 2 (adolescentes) e Casulo 3 (adultos), oferecendo formação em teatro, dança e música.

“No Casulo, as crianças aprendem a atuar, se expressar e valorizar o teatro. Elas desenvolvem compromisso, fazem amizades e deixam o celular de lado, algo desafiador hoje em dia. É muito importante termos essa opção em Taquaruçu”, destacou Nathália Fátima Pereira de Souza, mãe do Lucas, de 9 anos, participante do projeto.

Texto: Samara Martins

Edição: Secom Palmas