03 setembro 2010 às 14:57

ETI João Beltrão é entregue a comunidade de Taquaruçu Grande

A reforma e ampliação da Escola Municipal Rural de Tempo Integral João Beltrão, localizado na região de Taquaruçu Grande, foi inaugurada com muita festa pela comunidade na última quinta-feira, 02.

Com a construção de mais quatro salas de aula, a reforma do setor administrativo, a construção da quadra poliesportiva, da passarela coberta, da pintura geral, das calçadas e do paisagismo, a ETI João Beltrão irá atender uma demanda de aproximadamente 80 alunos/ano.

Na solenidade o Prefeito de Palmas, Raul Filho, lembrou que várias vezes visitou a escola e que está satisfeito ao ver que a ETI tem se desenvolvido cada vez mais, “Sabemos que os servidores e professores da João Beltrão têm se destacado na busca por um ensino cada vez melhor pra seus alunos, e isso nos deixa ainda mais motivados a continuar investindo nesta unidade”, acrescentou o Prefeito.

De acordo com o chefe de gabinete da Semed, Zenóbio Júnior, que na ocasião representou o Secretário Municipal da Educação, Danilo de Melo, a qualidade da educação nas escolas da zona rural está melhor, “os investimentos constantes em educação estão garantindo que as crianças da zona rural de Palmas tenham a mesma condição dos alunos da cidade.” avaliou Zenóbio.

O evento, contou ainda com várias apresentações culturais como, a interpretação do Hino Nacional Brasileiro pela aluna, Daniele Pereira, as melodias da Banda Sinfônica Anjos Tocadores da ETI Pe. Josimo Tavares, e apresentações de dança e teatro pelos alunos da ETI João Beltrão.

Inovação
Desde janeiro deste ano, a ETI executa um projeto de Educação Ambiental com os alunos, para a recuperação da mata ciliar do córrego Taquaruçu Grande. São realizadas visitas para identificar o desmatamento e os motivos dessa prática, bem como mapeamento, conscientização da comunidade e dos comerciantes, além de seleção de áreas para replantio.

O intuito do projeto é incentivar de forma sustentável o uso dos recursos hídricos, o ecoturismo nos balneários da região e a reciclagem do lixo. Segundo o educador Wesley Pires Leite, a escola irá buscar parceiros para confeccionar um mapa da região, “ele será em três línguas, português, inglês e espanhol e depois iremos distribuí-los no aeroporto, na rodoviária e empresas de turismo”, explicou.

História
A ETI João Beltrão tem suas bases históricas no período anterior ao surgimento de Palmas e pertencia ao Município de Porto Nacional. Com a criação da capital, em 1989, três escolas da comunidade foram unificadas e em 20 de maio de 1991 recebeu o nome de Escola Municipal João Beltrão, em homenagem ao pai do doador do terreno onde a escola foi construída.

A partir de 2009, a Prefeitura de Palmas autorizou a escola a oferecer educação em tempo integral. Hoje, a ETI João Beltrão é um ponto de referência na comunidade de Taquaruçu Grande.

A ETI promove uma efetiva participação das famílias das chácaras de sua proximidade, e dos loteamentos Alto da Serra e Coqueirinho, atende com a ampliação e reforma geral do prédio, 29 alunos da Educação Infantil II (cinco anos), 262 do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e 79 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 370 matrículas.