Exposição ‘Mapa Afetivo de Palmas’ segue aberta para visitação no Museu Casa Suçuapara até janeiro
Mostra traz obras de arte têxtil, como bordado, macramê, tecelagem, aquarela em tecido, patchwork, costura criativa e tingimento natural
Uma mostra que reúne obras de arte têxtil produzidas coletivamente e individualmente por mulheres de Palmas, retratando paisagens, memórias e afetos da cidade sob a perspectiva feminina. Esta é a exposição ‘Mapa Afetivo de Palmas: Costurando Visões Femininas’, aberta para visitação no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar até o dia 31 de janeiro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
O projeto foi realizado com o apoio do edital de Artes da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, com recursos da Lei Paulo Gustavo. As obras presentes na exposição foram inspiradas por encontros realizados em diversas partes da cidade, onde mulheres bordaram e compartilharam suas vivências e desafios na relação com o espaço urbano.
A exposição traz uma diversidade de técnicas de arte têxtil, como bordado, macramê, tecelagem, aquarela em tecido, patchwork, costura criativa e tingimento natural. Entre os destaques estão os pássaros bordados com cabelos por Nathália Patrício Leão, a combinação de bordado e macramê nas obras de Jéssica Vieira e peças tingidas com pigmentos de terra que remetem ao solo de Palmas.
Com a curadoria da arquiteta Kelly Souza, a equipe chegou a um conceito para unir as peças produzidas nas rodas de bordado e para direcionar o processo criativo do grupo. “O resultado é uma exposição que redesenha o mapa da cidade, sob a visão das mulheres, valorizando suas experiências, suas memórias e seus afetos”, garante a curadora.
O bordado é a principal forma de expressão desta mostra, mas as obras produzidas utilizam-se de diversas técnicas de arte têxtil. Destacam-se alguns bordados menos convencionais, como os delicados pássaros bordados com cabelos, de Nathália Patrício Leão; a mistura de bordado e macramê, nas obras de de Jéssica Vieira; e as obras que foram tingidas naturalmente, com pigmentos obtidos com terra, representando o chão de Palmas.
Quem visitar a exposição do Mapa Afetivo de Palmas vai passear por paisagens conhecidas da cidade. “O visitante vai se identificar com situações e sentimentos que marcam a experiência de viver aqui. Embora sejam visões femininas, acredito que as obras são capazes de criar identificação com todos os públicos”, complementa Ariadne Feitosa, vice coordenadora do projeto.
A exposição ficará em cartaz no Museu Casa Suçuapara até 31 de janeiro de 2025. O Museu possui rampa para cadeirantes e todas as obras expostas possuem QR Cod com audiodescrição.
Mais informações
Página do instagram do projeto: @mapaafetivodepalmas
Página do instagram da proponente: @poemar_arte
Fone da Coordenadora: (63) 981013889
Texto: Ascom FCP (com informações da assessoria)
Edição: Secom Palmas