Fesp promove capacitação de auriculoterapia para residentes e profissionais da Atenção Primária
Estão previstas para acontecer qualificações com novas turmas em setembro e outubro deste ano
Residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e profissionais da Saúde atuantes na Atenção Primária participaram na última quinta-feira, 27, de oficina de Prática de Auriculoterapia na Atenção Primária à Saúde, na sede da Fesp.
“O desenvolvimento das habilidades práticas na aplicação da auriculoterapia, no contexto da Atenção Primária, à saúde tem sido de grande importância, devido ao aumento da procura por atendimentos nesta área nas unidades de saúde de Palmas. Podemos encontrar evidências de tratamentos complementares com auriculoterapia que trazem melhorias na qualidade de vida do usuário, assim como alívio de dores, ansiedade e benefícios para o tratamento de condições crônicas, aumentando a resolutividade da Atenção Primária”, explicou a preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e facilitadora da capacitação, Thaydja Campos.
A preceptora ainda destaca que a capacitação tem o objetivo de desenvolver habilidades práticas dos residentes e profissionais da saúde na área da Auriculoterapia. “A oficina teve a intencionalidade de estimular o desenvolvimento das habilidades práticas na aplicação da Auriculoterapia no contexto da Atenção Primária à Saúde no município de Palmas.” Para o desenvolvimento da capacitação, foram utilizadas metodologias ativas, como simulação realística, exposição dialogada, estudo de caso por meio de situações-problema e observação da prática para aplicação de protocolos entre participantes e voluntários.
Texto: Elionay Carvalho – estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom