Comandante da GMP, Gilmar Fernandes, participa de aula inaugural de Armamento e Tiro
Concurso GMP
07 abril 2025 às 12:02

Formação de novos guardas metropolitanos inicia etapa de armamento e tiro

Com 248 horas de treinamento, curso aborda fundamentos do tiro, legislação, direitos humanos e práticas no estande da GMP

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) deu início nesta segunda-feira, 7, ao Curso de Armamento e Tiro para os 97 candidatos aprovados no último concurso público da corporação. A primeira aula foi realizada na Escola de Governo de Palmas (EGP), com foco nos aspectos legais do uso de armas de fogo e legislação aplicada.

As aulas teóricas ocorrem de segunda a sexta-feira na EGP, enquanto as atividades práticas serão desenvolvidas no estande de tiro do Quartel da GMP. O conteúdo inclui fundamentos do tiro, manutenção de armamento, direitos humanos, uso responsável da arma de fogo, balística, tipos de armamento e portarias interministeriais obrigatórias.

O comandante da GMP, Gilmar Fernandes, destacou a importância da capacitação. “Nossos alunos estão muito comprometidos, e ao final do curso estarão aptos a utilizar o armamento institucional, após a liberação do porte individual pela Polícia Federal”, afirmou.

O curso soma 248 horas de treinamento, sendo 74 teóricas e 134 práticas. A capacitação está sendo ministrada pelos instrutores credenciados pela Polícia Federal, Jairo Araújo Moura e Janevi Azevedo.

Parceria

O curso de formação é executado através de convênio firmado entre a Prefeitura de Palmas, IFTO e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

Texto: Márcio Greick
Edição: Wédila Jácome