Principal objetivo é fortalecer pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal – Foto: Filipe Araújo/MinC
Políticas Culturais
13 fevereiro 2025 às 16:56

Fundação Cultural de Palmas participa de encontro de novos prefeitos e prefeitas em Brasília

Prefeitura de Palmas debate pactuação federativa das políticas públicas culturais

A Prefeitura de Palmas foi representada, no que tange às artes, pela Fundação Cultural entre os dias 11 e 13 de fevereiro, no encontro de novos prefeitos e prefeitas em Brasília. O evento tem como foco o fortalecimento e a municipalização das políticas culturais e reúne gestores municipais de todas as regiões do Brasil para debater a pactuação federativa das políticas públicas de cultura.

A  presidente da Fundação Cultural de Palmas (FCP) Luara Aquino, participou da programação e analisa a importância da cidade nas trocas de experiências com outros gestores municipais e destaca a relevância do acesso a informações técnicas oferecidas pela esfera federal. “Este encontro é uma oportunidade para os gestores da administração pública, especialmente para os que assumem em 2025, acessarem informações técnicas da esfera federal. No setor cultural, é uma chance de reforçar as políticas do governo federal, como o CPF da cultura, o sistema de cultura, a Pnab, além de valorizar o patrimônio cultural, os museus e a diversidade que fazem parte da cultura brasileira”.

CPF da cultura é um documento formal que expressa motivações, desejos, intenções, políticas, diretrizes, programas, objetivos e projetos para o desenvolvimento da cultura em um determinado município. Já a Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)  visa fomentar a cultura nacional.

Encontro de novos prefeitos e prefeitas

O encontro de novos prefeitos e prefeitas teve como principal objetivo fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal. A iniciativa é da Presidência da República, com coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O evento contou com mais de 170 atividades simultâneas, distribuídas nos auditórios e salas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Texto: Pérola Venâncio/FCP

Edição: Denis Rocha

Tags: