Fundação Cultural reforça apoio à tradicional Roda de São Gonçalo
O apoio a manifestações populares tem sido um dos papeis fundamentais da Fundação Cultural de Palmas (FCP). Com este propósito reuniram-se na tarde da quinta-feira, 26, na Casa de Cultura, no Parque Cesamar, representantes da “Roda de São Gonçalo”, juntamente com o gerente de Patrimônio Cultural Marcelo Lopes e o Diretor de Articulação e Cultura Cícero Belém.
Segundo o gerente de Patrimônio Marcelo Lopes, foi feito todo um trabalho de pesquisa para descobrir esta manifestação popular que estava adormecida, tendo registro da ultima dança por volta de 1960. “O resgate desta cultura foi concretizada há apenas três anos”, conta. Marcelo enfatizou ainda, a importância em preservar o ritual, visto que faz parte do patrimônio imaterial do povo que precisa ser repassada para as gerações seguintes.
O diretor de Articulação e Difusão Cultural Cícero Belém, reafirma esta parceria entre a FCP e a Roda de São Gonçalo e acrescenta a necessidade em potencializar este acompanhamento, incentivando-os aos ensaios. “Já conseguimos resgatar a cultura, o próximo passo agora é registrar tudo em fotos, e quem sabe fazermos uma cartilha para divulgar nas escolas, de modo que os jovens possam conhecer e preservar essa identidade”, completa.
Roda de São Gonçalo
Conforme o Senhor Gonçalo Pereira da Silva, puxador da Roda, a manifestação cultural é uma dança religiosa encenada para o santo em forma de agradecimento por alguma bênção ou em pagamento a alguma promessa. No ritual, os componentes dançam, cantam e tocam instrumentos musicais que são acompanhados pelas palmas dos participantes.
Premiação
Os dançarinos da Roda de São Gonçalo foram contemplados no “Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Dona Izabel”, em fevereiro deste ano. A Fundação Cultural foi responsável por todo o aporte, desde a descoberta do edital, o contato com os integrantes da Roda de São Gonçalo até a inscrição do grupo no certame.
De acordo com informações do Ministério da Cultura, o objetivo do concurso foi premiar a atuação de Mestres e Grupos/Comunidades responsáveis por iniciativas exemplares que envolvem a expressão das culturas populares brasileiras. O Prêmio Culturas Populares 2009 teve 2.833 iniciativas inscritas, 2.308 das quais foram habilitadas.
O puxador da Roda, Gonçalo Pereira da Silva, conta que ficou muito feliz com esse reconhecimento dentre tantas inscrições e acrescentou ainda que o mais importante foi poder reviver essa dança deixada pelos antepassados. “Quando a cultura nos comunicou do concurso nós só pensamos em fazer bonito, e deu certo”.
Para o Gerente de Patrimônio da FCP Marcelo Lopes esse reconhecimento é a prova da importância da manutenção desta manifestação cultural.