A Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP) divulgou nesta quinta-feira, 21, o edital de convocação de Entidades não governamentais para a reativação do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas de Palmas (Complad) que está previsto para reiniciar ainda em 2024. São oito vagas disponíveis para o biênio 2025-2027.
O edital está disponível no Diário Oficial do Município de Palmas (DOM) N.º 3.594, e as inscrições devem ser realizadas através do formulário neste link.
A presidente da FJP, Carol Azevedo, reconhece a importância e valoriza a existência da entidade. “Eu acho que um dos passos mais importantes de qualquer gestão é a preocupação e a valorização com aqueles e aquelas que estão envolvidos no processo da democracia, que escolheram esse representante, de ter um direito de opinar e participar do que decide de fato a política dessa gestão”.
Segundo o cronograma previsto para o processo eleitoral, os interessados têm até o dia 26 de novembro para realizar a inscrição, e no mesmo dia será disponibilizada a lista preliminar das entidades aptas para concorrer. O período de pedido de reconsideração da inscrição será nos dias 26 e 27 de novembro. A eleição está prevista para acontecer no dia 9 de dezembro, das 14 às 18 horas na sede da FJP, localizada na Arso 41 (403 Sul), Avenida LO-09, Lote 25-A.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral do Complad, Enriky Araújo Castro, o conselho desempenha um papel imprescindível para a Capital. “É importante ressaltar que este conselho não apenas delibera sobre ações e estratégias, mas também exerce um papel de fiscalização e controle social. A sociedade tem o direito e o dever de participar da gestão pública, e nós, enquanto gestores, temos a responsabilidade de assegurar que esses espaços de participação sejam efetivos e representativos”.
Os candidatos interessados devem estar inseridos em uma das seguintes categorias:
- organizações não governamentais que trabalham com acolhimento e/ou tratamento de usuários de álcool e drogas;
- organizações não governamentais que trabalham com a prevenção ao uso de álcool e outras drogas;
- organização de usuários e ex-usuários de álcool e outras drogas;
- movimentos sociais e/ou organizações não governamentais que trabalham com pessoas que fazem o uso de drogas;
- movimentos sociais e/ou organização não governamental que trabalham com população em situação de rua;
- movimentos sociais e/ou organizações não governamentais que trabalham com o segmento de juventude;
- movimentos sociais e/ou organizações não governamentais que trabalham com a questão de gênero.
Texto: Redação Secom Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas