Sensibilizar a população para aderir às ações que visam manter a cidade limpa, preservar o meio ambiente e também fazer o descarte correto de resíduos está entre as prioridades da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), que por meio do Programa Renova Palmas faz a gestão de Resíduos na Capital.
Para tanto, o Programa mantém 17 estações de coleta seletiva, espalhadas por todas as regiões de Palmas. Estes locais são compostos por quatro contêineres, cada um com destinação exclusiva a um tipo de detrito: plástico, papel/papelão e metal. Em alguns, também é possível fazer o descarte de vidro e de óleo de cozinha, residual.
Porém, para que o programa dê certo é necessária a adesão voluntária da população. Segundo orientações da FMA, o lixo deve ser separado em casa, em sacolas diferentes e devem ser depositados nas estações de coleta, conforme indicação do contêiner.
É necessário cuidar para que os recicláveis não sejam misturados com resíduos orgânicos, para evitar a chamada “contaminação”, que inviabiliza a reutilização dos materiais.
Entre as principais vantagens da coleta seletiva está a possibilidade de geração de renda aos catadores e catadoras, aumento da capacidade de recebimento e vida útil do aterro sanitário e preservação do meio ambiente, uma vez que esses materiais serão reutilizados.
Porém, apesar do município de Palmas manter o Programa Renova Palmas há mais de cinco anos, muitos cidadãos ainda não realizam o descarte de forma correta, depositando o lixo orgânico junto com o inorgânico, tanto nos contêineres comuns, quanto nos específicos.
Segundo informações da FMA, o problema dessa prática errada é que ela compromete a eficiência de quem adota a separação e descarte correto, pois quando se mistura o lixo orgânico ao inorgânico, há contaminação e os materiais não podem ser reaproveitados.
Mais orientações sobre o descarte correto de resíduos podem ser obtidas na página da Fundação Municipal de Meio Ambiente no Instagram (https://www.instagram.com/fmapalmas/).
Saiba onde estão os Ecopontos Renova Palmas
Praça dos Girassóis – Terratins
Praça dos Girassóis – Tribunal de Justiça
Arno 12 (105 Norte)
ACNO 1 (103 Norte) – Corregedoria de Justiça
IFTO
Arne 13 (108 Norte)
Arse 21 (204 Sul)
AASE 50 (502 Sul) – Defensoria Pública
Arse 102 (1006 Sul)
Arso 102 (1005 Sul)
Arso 61 (603 Sul)
Arso 42 (405 Sul)
Arno 22 (205 Norte) – Condomínio Privillege
Taquaruçu Grande – Esc. Fidêncio Bogo
Taquaruçu – Praça Joaquim Maracaípe
Arso 42 (405 Sul) – Instituto 20 de Maio
Arse (704 Sul)