Gestão municipal valoriza servidores com qualificação profissional em diversas áreas de atuação
Em 2023 foram certificados mais 1.300 servidores com 24 cursos e palestras
Como autarquia municipal da Prefeitura de Palmas, o Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM) tem como um dos seus objetivos promover a atualização profissional e permanente dos quadros da gestão ao levar inovação e expertise para agentes públicos em suas áreas de atuação, visando prestar serviço com excelência e modernidade à população.
Atendendo servidores distribuídos dentre mais de 30 secretarias, por meio de cursos teóricos e práticos, ao longo do ano de 2023 foram certificados mais 1.300 alunos, por meio de 24 ações dentre cursos e palestras.
Saúde Mental
Um dos destaques deste ano, são as iniciativas voltadas à saúde mental na gestão, realizadas pelo IVM em parceria com profissionais e o Centro de Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal do Tocantins (Cepic/UFT). Trata-se do projeto Viva Bem Servidor (VBS) que ofertou momentos para ouvir e falar sobre o tema, contando inclusive com a presença de membros externos da comunidade palmense. Outras temáticas abordadas foram sobre gestão emocional efetiva e habilidades interpessoais dentro e fora do ambiente de trabalho.
Prevenção de acidentes
Desenvolver uma cultura voltada à prevenção de acidentes também foi uma das preocupações do Instituto 20 de Maio. O curso Integração em Saúde e Segurança no Trabalho capacitou servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seisp) sobre as leis trabalhistas que resguardam e previnem situações de periculosidade e insalubridade.
Já nos treinamentos 'Norma Regulamentadora NR 35' e 'Norma Regulamentadora NR 10', foram discutidas regulamentações que promovem especificamente a proteção dos agentes da Superintendência de Iluminação Pública da Seisp, que trabalham em altura acima de dois metros e serviços envolvendo eletricidade.
Devido ao estresse físico da função, a retomada do Viva Bem Servidor ofertou sessões de exercícios laborais e meditações para estes servidores. Outros agentes que contaram com atenção especial foram os motoristas da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), que em sua rotina de trabalho ficam por muito tempo na mesma posição com movimentos repetitivos, tais práticas acompanhadas de orientações podem prevenir lesões.
Em 'Excelência no Transporte Público de Palmas: no trânsito escolha a vida!' Estes e outros ensinamentos foram compartilhados por meio de instrutores do instituto e parceiros, que se dedicaram a aperfeiçoar motoristas recém chegados à gestão.
Atualização
Agentes de Trânsito e Transporte da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), responsáveis pela segurança veicular também foram capacitados. Com a ajuda da Polícia Militar (PM) e da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) se atualizaram para identificar e inspecionar novos modelos de carro de acordo com as mudanças na regulação do sistema viário, por meio de lições teóricas e atividades práticas nas ruas de Palmas.
Transformação digital e controle interno
Bem como a saúde e a segurança, a transformação digital, meta da atual gestão foi pautada. Mais de 300 servidores participaram de treinamentos desde o início do ano para uso dos Sistemas e-Palmas e Portal do Cidadão, que visam reduzir a movimentação física de processos administrativos e estabelecer um canal de prestação de serviço digital para os cidadãos. A expectativa é que gradativamente todos dominem as novas ferramentas.
Assegurando a eficácia da implementação dos sistemas e a proteção dos dados fornecidos pela população, também foram realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Transparência e Controle Interno, cursos com ênfase na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – Lei N° 13.709/2018, que regula a troca, coleta e divulgação de informações sobre pessoas físicas em qualquer meio, inclusive no digital.
Foram diversos os acompanhamentos dedicados à boa realização e transparência dos processos da Prefeitura de Palmas. Cursos que focam não só em dinamizar trâmites administrativos mas deixá-los em acordo com os cinco princípios básicos da Administração Pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Contratos e licitações
Com base na Nova Lei de Contratações Públicas Nº 14.133/2021 que atualiza o conjunto de regras no Controle Interno, 224 servidores públicos de diversos setores foram certificados para administrar contratos e licitações com mais assertividade e segurança. Aos auditores municipais, a formação Auditoria Governamental e Tomada de Contas Especial, levou conhecimentos relacionados às normas brasileiras e internacionais de auditoria e fiscalização, também aperfeiçoando os critérios processuais.
Desenvolvimento social
Se tratando da administração de políticas públicas voltadas ao acolhimento da comunidade, o IVM levou aos servidores da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), instruções para atuar no Sistema Único de Assistência Social (Suas) de forma direcionada: analisando, criando indicadores e fazendo adequações às necessidades individuais de cada família beneficiada. Dentro dos diversos treinamentos, foram abordados temas como a proteção da primeira infância e o fortalecimento do programa Bolsa Família.
Regularização fundiária
Fechando os destaques do ano, a gestão social voltada à valorização do solo urbano foi realizada na mini formação Recuperação da Valorização Fundiária, que aconteceu durante a 1ª edição da Semana de Regularização Fundiária na Amazônia Legal em Palmas. Servidores de diversas pastas debateram sobre regularização de terras e seu acesso, infraestrutura adequada, proteção ambiental e segurança jurídica.
PPA 2022 – 2025
Seguindo o Plano Plurianual (PPA), o Instituto 20 de Maio de Ensino Ciência e Tecnologia (IVM) ultrapassou a quantidade de certificações para 2023, com mais de 1.300 certificações/ano. A média avaliativa foi positiva entre 88% dos alunos-servidores.
Concursos
Além do quantitativo de formações, o Instituto 20 de Maio também foi responsável pela intermediação do concurso da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), junto a uma das maiores bancas organizadoras de vestibulares do Brasil, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), levando a 15 mil candidatos inscritos, homens e mulheres, a oportunidade de fazer parte do quadro da GMP.
Para finalizar o ano, em 2023 o IVM firmou contrato com a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), para a realização de dois grandes concursos públicos: Quadro Geral e da Saúde. “A cada ano que passa o IVM se reafirma como órgão estratégico para a busca da excelência no serviço público, por meio da qualificação dos quadros profissionais do Município, e nosso esforço para 2023 é ampliar a oferta de cursos e avançar para as especializações em áreas específicas. Além do concurso para o Quadro Geral e Saúde, o IVM também contratará a instituição responsável pelo concurso da Educação, e com isso, vamos fechar o ano com milhares de pessoas selecionadas para ocupar as vagas abertas por meio desses certames, além da criação de cadastro de reserva, para ampliação de vagas, se necessário. É nossa responsabilidade fazer um processo seletivo bem feito, seguro, responsável e estamos prontos para isso”, disse a presidente do IVM, Ivonete Motta.
2024
O diretor de capacitação e aperfeiçoamento, Eduardo Lustosa, destaca que a meta para o ano de 2024 é levar novidades, aumentando o leque de qualificações ofertadas. “Estamos iniciando o calendário em janeiro, com dois cursos novos previstos voltados à tecnologia e ao meio ambiente, visamos atingir positivamente os agentes, tanto em sua vida profissional como pessoal”.