Ação  de capacitação é fruto da parceria entre a Semed, Fundação Raízen e o Bndes
Parceria
26 março 2025 às 16:00

Gestores e professores da Educação de Palmas participam de qualificação do Programa Ativa Comunidade Escolar

Iniciativa é fruto de parceria entre Secretaria Municipal da Educação, Fundação Raízen e Bndes, com objetivo de fortalecer a gestão escolar e promover melhoria da educação_

Gestores e professores da Secretaria da Educação de Palmas (Semed) estão participando da ação de qualificação do Programa Ativa Comunidade Escolar, uma iniciativa da Fundação Raízen em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes). O objetivo do programa é fortalecer a gestão escolar e promover a melhoria contínua das práticas educativas. A qualificação, que acontece na sede da Semed, teve início na terça, 25, e segue nesta quarta-feira, 26. 

De acordo com o palestrante da formação, o educador especialista Dyego Henrique Barbosa, neste 1° semestre foram selecionadas cinco unidades de Palmas para implementação das ações do programa. “O programa é uma excelente oportunidade para discutir as práticas de gestão escolar e implementar o desenvolvimento de competências socioemocionais em seu plano de gestão administrativa para os servidores e na mobilização da comunidade escolar. Os ensinamentos proporcionarão aos gestores fortalecimento dos planos pedagógicos e inovações conectadas com a educação”, destacou, ressaltando que outras cincos escolas serão atendidas no 2° semestre. 

Neurociência na escola, práticas de gestão escolar, metodologias ativas para aprendizagem ativa e desenvolvimento socioemocional, são exemplos de algumas das temáticas abordadas na formação do programa. A parceria entre a Semed, Fundação Raízen e o Bndes permitirá a implementação de ações que visam melhorar a infraestrutura escolar, capacitar professores e gestores, e promover a participação da comunidade na gestão escolar.

Programa

O Programa Ativa Comunidade Escolar é uma iniciativa que visa fortalecer a gestão escolar e promover a melhoria da educação em comunidades estratégicas. As atividades estimulam ainda o desenvolvimento de competências socioemocionais com a ampliação e engajamento de todos os atores que compõem o ambiente estudantil.

Texto: Taygo Mello

Edição: Denis Rocha